“MORE WOMEN” EDUCATIONAL MEDIA: an interdisciplinary documentation center in gender and comunication in Palmas, Tocantins, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427Keywords:
Media, Woman, Information, CitzenshipAbstract
Addresses the educational media “more women” in the city of Palmas, Tocantins. It aims to understand the experience of a Documentation Centre for the themes of gender and social communication. It concludes by highlighting this space as continuing education, interdisciplinary and policy action.
Downloads
References
ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BELELI, Iara. Imagens efêmeras: gênero e sexualidade na propaganda brasileira. 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. Anais do 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de
Janeiro: Civilização brasileira, 2013.
CARVALHO, Maria; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional brasileiro. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 1, jan./abr. 2015.
COLLING, Leandro. Como pode a mídia ajudar na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. In: PELÚCIO, L. et al (Org.). Olhares plurais para o cotidiano: ... Marília: [S.L.], 2012.
CONNELL, Raewyn. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20 n. 2, p. 185-206, 1995.
CORRÊA, Elisa. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292 >. Acesso em 28 fev. 2016.
CUNHA, Murilo. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez10/Art_07.htm>. Acesso em: 22 dez. 2015.
FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba , v. 1, p. 41-54, 2006.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jul. 2002. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882 >. Acesso em 18 jan. 2017.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
KAMENSKY, Andrea. (Pós)feminismos e diversidade em performances: memórias e oralidades em desconstrução. Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. especial, p. 59-78, maio 2016.
LANKES, David. Expect more: demanding better libraries for today´s complex world. [s.l.]: [s.d.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.
LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade: O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 43-53
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAIA, Marcos; SANTOS, Larissa. Registro de memórias locais na biblioteca escolar: um olhar para o livro artesanal… Revista Interface, v. 10, n. 10, p. 79-95, dez. 2015. Disponível em: < http://revista.uft.edu.br/index.php/interface/article/view/1951 >. Acesso em: 22 dez. 2015.
MENESES, Verônica; MIRANDA, Cynthia. Reflexões sobre acultura da imagem e o imaginário feminino na publicidade. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 171-193, maio/ago. 2015.
MEYER, Dagmar. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-29.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002.
MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia. Publisher: [S.L.], 2012.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
NICHOLSON, Linda. Interpreting gender. Signs, v. 20, n. 1, outono, 1994, p. 79-105. Disponível em: < www.jstor.org/stable/3174928 >. Acesso em 23 jun. 2016.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 20, n. 2, jul./dez. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1995. p. 71-99. Tradução de Guacira Lopes Louro.
SILVA, João Nunes. Construindo a memória e identidade no Tocantins. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 270-275, maio./ago. 2015.
SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SUMUDHE. Projeto Mídias educativas mais mulheres. Edital 02/2013. Palmas, SUMUDHE, 2013.
VAL, Gisela Maria do; AQUINO, Júlio Groppa. A ordem do discurso jornalístico sobre educação: uma análise das matérias da Folha de S. Paulo de 1996 a 2006. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 01, p. 93-120, mar. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982013000100006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 07 nov. 2016.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.