MEDIOS DE ENSEÑANZA "MÁS MUJERES:" un centro de documentación interdisciplinario de género y comunicación em Palmas, Tocantins, Brasil

Autores/as

  • Marcos Felipe Gonçalves Maia Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-8118-6211
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins
  • Mariana Meriqui Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427

Palabras clave:

Mujer, Medios de comunicación, Información, Ciudadania

Resumen

Aborda el Médio de Enseñanza “Más Mujeres” de la ciudad de Palmas, Tocantins. Se trata de compreender la experiência de la implementación de un centro de documentación sensible a los temas de género interseccionado com comunicación social. Se concluye destacando este espacio como de educación continua, interdisciplinario y de acción política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Felipe Gonçalves Maia, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Biblioteconomia (UnB). Especialista em Educação e Direitos Humanos (UnB). Mestre em Educação (PPGE/UFT). Consultor especializado em Ciências Sociais na SUMUDHE, bibliotecário-documentalista (UFT) e pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT).

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em educação (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT).

Mariana Meriqui Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Relações Internacionais. Mestre em Educação (UFT). Especialista em Gênero e Sexualidade (MACKENZIE). Consultora especializada em Ciências Sociais na SUMUDHE e pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sexualidade, Corporalidades e Direitos (UFT).

Citas

ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BELELI, Iara. Imagens efêmeras: gênero e sexualidade na propaganda brasileira. 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. Anais do 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de

Janeiro: Civilização brasileira, 2013.

CARVALHO, Maria; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional brasileiro. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 1, jan./abr. 2015.

COLLING, Leandro. Como pode a mídia ajudar na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. In: PELÚCIO, L. et al (Org.). Olhares plurais para o cotidiano: ... Marília: [S.L.], 2012.

CONNELL, Raewyn. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20 n. 2, p. 185-206, 1995.

CORRÊA, Elisa. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292 >. Acesso em 28 fev. 2016.

CUNHA, Murilo. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez10/Art_07.htm>. Acesso em: 22 dez. 2015.

FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba , v. 1, p. 41-54, 2006.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jul. 2002. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882 >. Acesso em 18 jan. 2017.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.

KAMENSKY, Andrea. (Pós)feminismos e diversidade em performances: memórias e oralidades em desconstrução. Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. especial, p. 59-78, maio 2016.

LANKES, David. Expect more: demanding better libraries for today´s complex world. [s.l.]: [s.d.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.

LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade: O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 43-53

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAIA, Marcos; SANTOS, Larissa. Registro de memórias locais na biblioteca escolar: um olhar para o livro artesanal… Revista Interface, v. 10, n. 10, p. 79-95, dez. 2015. Disponível em: < http://revista.uft.edu.br/index.php/interface/article/view/1951 >. Acesso em: 22 dez. 2015.

MENESES, Verônica; MIRANDA, Cynthia. Reflexões sobre acultura da imagem e o imaginário feminino na publicidade. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 171-193, maio/ago. 2015.

MEYER, Dagmar. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-29.

MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002.

MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia. Publisher: [S.L.], 2012.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

NICHOLSON, Linda. Interpreting gender. Signs, v. 20, n. 1, outono, 1994, p. 79-105. Disponível em: < www.jstor.org/stable/3174928 >. Acesso em 23 jun. 2016.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 20, n. 2, jul./dez. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1995. p. 71-99. Tradução de Guacira Lopes Louro.

SILVA, João Nunes. Construindo a memória e identidade no Tocantins. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 270-275, maio./ago. 2015.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SUMUDHE. Projeto Mídias educativas mais mulheres. Edital 02/2013. Palmas, SUMUDHE, 2013.

VAL, Gisela Maria do; AQUINO, Júlio Groppa. A ordem do discurso jornalístico sobre educação: uma análise das matérias da Folha de S. Paulo de 1996 a 2006. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 01, p. 93-120, mar. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982013000100006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 07 nov. 2016.

VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.

Publicado

2017-07-01

Cómo citar

GONÇALVES MAIA, Marcos Felipe; TRINDADE ROCHA, José Damião; MERIQUI RODRIGUES, Mariana. MEDIOS DE ENSEÑANZA "MÁS MUJERES:" un centro de documentación interdisciplinario de género y comunicación em Palmas, Tocantins, Brasil. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 427–444, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3444. Acesso em: 22 nov. 2024.