MEDIOS DE ENSEÑANZA "MÁS MUJERES:" un centro de documentación interdisciplinario de género y comunicación em Palmas, Tocantins, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p427Palabras clave:
Mujer, Medios de comunicación, Información, CiudadaniaResumen
Aborda el Médio de Enseñanza “Más Mujeres” de la ciudad de Palmas, Tocantins. Se trata de compreender la experiência de la implementación de un centro de documentación sensible a los temas de género interseccionado com comunicación social. Se concluye destacando este espacio como de educación continua, interdisciplinario y de acción política.
Descargas
Citas
ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BELELI, Iara. Imagens efêmeras: gênero e sexualidade na propaganda brasileira. 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. Anais do 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de
Janeiro: Civilização brasileira, 2013.
CARVALHO, Maria; RABAY, Glória. Usos e incompreensões do conceito de gênero no discurso educacional brasileiro. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 23, n. 1, jan./abr. 2015.
COLLING, Leandro. Como pode a mídia ajudar na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. In: PELÚCIO, L. et al (Org.). Olhares plurais para o cotidiano: ... Marília: [S.L.], 2012.
CONNELL, Raewyn. Políticas da masculinidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20 n. 2, p. 185-206, 1995.
CORRÊA, Elisa. Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo. Encontros Bibli, v. 19, n. 41, p. 23-40, set./dez. 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p23/28292 >. Acesso em 28 fev. 2016.
CUNHA, Murilo. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez10/Art_07.htm>. Acesso em: 22 dez. 2015.
FELIPE, Jane. Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba , v. 1, p. 41-54, 2006.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. O dispositivo pedagógico da mídia: modos de educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 151-162, jan./jul. 2002. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27882 >. Acesso em 18 jan. 2017.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011.
KAMENSKY, Andrea. (Pós)feminismos e diversidade em performances: memórias e oralidades em desconstrução. Revista Observatório, Palmas, v. 2, n. especial, p. 59-78, maio 2016.
LANKES, David. Expect more: demanding better libraries for today´s complex world. [s.l.]: [s.d.], 2012. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2016.
LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade: O “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 43-53
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2010.
MAIA, Marcos; SANTOS, Larissa. Registro de memórias locais na biblioteca escolar: um olhar para o livro artesanal… Revista Interface, v. 10, n. 10, p. 79-95, dez. 2015. Disponível em: < http://revista.uft.edu.br/index.php/interface/article/view/1951 >. Acesso em: 22 dez. 2015.
MENESES, Verônica; MIRANDA, Cynthia. Reflexões sobre acultura da imagem e o imaginário feminino na publicidade. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 171-193, maio/ago. 2015.
MEYER, Dagmar. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 11-29.
MILANESI, Luís. Biblioteca. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002.
MORENO, Rachel. A imagem da mulher na mídia. Publisher: [S.L.], 2012.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.
NICHOLSON, Linda. Interpreting gender. Signs, v. 20, n. 1, outono, 1994, p. 79-105. Disponível em: < www.jstor.org/stable/3174928 >. Acesso em 23 jun. 2016.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, vol. 20, n. 2, jul./dez. Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, 1995. p. 71-99. Tradução de Guacira Lopes Louro.
SILVA, João Nunes. Construindo a memória e identidade no Tocantins. Revista Observatório, Palmas, v. 1, n. 1, p. 270-275, maio./ago. 2015.
SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SUMUDHE. Projeto Mídias educativas mais mulheres. Edital 02/2013. Palmas, SUMUDHE, 2013.
VAL, Gisela Maria do; AQUINO, Júlio Groppa. A ordem do discurso jornalístico sobre educação: uma análise das matérias da Folha de S. Paulo de 1996 a 2006. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 01, p. 93-120, mar. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982013000100006&script=sci_abstract&tlng=pt >. Acesso em 07 nov. 2016.
VIANNA, Cláudia; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 121, p. 77-104, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.