DEBATE SOBRE A CIDADANIA NA BUSCA PELA DEMOCRACIA DE MASSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p540

Palavras-chave:

Cidadania, Democracia de massas, Dignidade Humana, Informação

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre a cidadania e a sociedade atual, colocando em tela questões sobre a manipulação da democracia pelas classes mais altas e como o direito à informação pode modificar isso. Na busca incessante para concretizar a democracia de massas elenca-se a dignidade humana como matéria principal de análise. O tema da realização da cidadania e a germinação da democracia de massas no Estado Democrático de Direito pode ser efetivado com a informação do sujeito social a partir da mídia. Somente com a informação será possível tirar o indivíduo da zona de desconhecimento do corpo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista. Doutora em Comunicação pela PUC-RS. Professora e pesquisadora vinculada a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br

Júlia Monfardini Menuci, UNIJUI

Advogada. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ, Ijuí/RS. Pós Graduanda em direito processual civil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI, Minas Gerais. Email: juliamenuci@hotmail.com

Raquel Sawitzki Callegaro, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI, Pedagoga. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Faculdade Três de Maio – SETREM, Acadêmica do 7º semestre de Direito pelas Faculdades Integradas Machado de Assis – FEMA. E-mail: raquelcallegaro@gmail.com.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Editora Schwarcz, São Paulo, SP. 3ª Edição. 1998.

BAUMAN, Zygmunt. Em Busca da Política. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

Bobbio, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Trad. Marco Aurélio Nogueira. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1986.

CHAUI, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 12 ed. São Paulo: Cortez. 2007.

GENTILLI, Victor. Democracia de Massas: jornalismo e cidadania. EDIPUCRS. Porto Alegre, RS. 2005.

MARSHALL, Thomas. Classe Social e Status. Zahar Editores. Rio de Janeiro. 1967.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Companhia das Letras. São Paulo. 2000.

SORJ, Bernardo. brasil@povo.com - A luta contra a desigualdade na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

WOLKMER, Antonio Carlos, et. al. Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos. Blumenau: Edifurb; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2016.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

NEGRINI, Michele; MENUCI, Júlia Monfardini; CALLEGARO, Raquel Sawitzki. DEBATE SOBRE A CIDADANIA NA BUSCA PELA DEMOCRACIA DE MASSAS. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 540–561, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p540. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3738. Acesso em: 28 mar. 2024.