EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: as interconexões de um pensamento que religa a vida planetária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a26pt

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Religação, Ser humano, Planetário

Resumo

A epistemologia complexa abordada no campo educacional pelo cientista Edgar Morin, apresenta possibilidade de reflexão na dimensão da formação integral do ser humano, como elo que propicia o sentido de várias conexões entre diferentes vidas no universo. Para tanto, buscamos refletir, a partir da epistemologia complexa, a interconexão entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente, numa dimensão planetária. Assim, com uma abordagem qualitativa, propomos continuar os estudos sobre a epistemologia complexa ao apresentar a concepção interligadora de Edgar Morin, a qual se fortalece entre os séculos XX e XXI revelando a necessidade da mudança de pensamento para o reconhecimento de interconexões numa dimensão planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Doutora em Ciências do Ambiente (UFT). Mestra em Educação (UFT). Pedagoga (FECIPAR/FEPAR). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Diretora do Câmpus Paraíso (Unitins). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Doutora em Educação e Currículo (PUC-SP). Mestra em Educação (UFP). Graduação em História (FAFI-BH) e em Pedagogia (ICNPF). Professora e orientadora do Mestrado e Doutorado da Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.

Saturnino de la Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia pela Universidade de Barcelona (UB). Professor emérito da Universidade de Barcelona (UB). Pesquisador, formador e polinizador da criatividade há mais de 40 anos. Coordenou o Grupo de Investigación y Asesoramiento Didáctico (GIAD). Presidiu a Asociación de la Creatividad sua revista Creatividad y Sociedad. Coordenou várias redes de criatividade, entre elas, a Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.

MORAES, M. C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Orgs.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-42.

MORAES, M. C. Saberes para uma cidadania planetária: homenagem a Edgar Morin. Rio de Janeiro: Wak, 2019.

MORIN, E. Paradigma perdido: a natureza humana. Porto: Europa América, 1974.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001a.

MORIN, E. A necessidade de um pensamento complexo. Tradução de Marcos Demoro. In: MENDES, C. (Org.). Representação e complexidade. Enrique Larreda (Ed.). Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007a.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007b.

MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E.; CIURANA, E. R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária. Tradução: Sandra T. Valenzuela. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

PETRAGLIA, I. “Olhar sobre o olhar que olha”: complexidade, holística e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

PETRAGLIA, I. Pensamento complexo e a educação. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SÁ, R. A. Pedagogia e complexidade: diálogos preliminares. Educar, Curitiba, n. 32, p. 57-73, 2008.

SOUZA, Kênia Paulino de Queiroz. Complexidade e ecoformação: um olhar

epistemológico na dimensão socioambiental do programa Ciências do Ambiente. 2019. 156f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente – PPGCiamb, Universidade Federal do Tocantins. Palmas – TO, 2019.

SILVA, M. da. Um pensador chamado Edgar Morin. In: MORIN, E.; KERN, A. B. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Azevedo Neves da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

QUEIROZ, Kênia Paulino de; PINHO, Maria José de; TORRE, Saturnino de la. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: as interconexões de um pensamento que religa a vida planetária. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a26, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a26pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19236. Acesso em: 5 dez. 2025.