INTEGRAÇÃO DA MORALIDADE AO SELF: perspectivas atuais da psicologia e contribuições para a educação moral

Autores

  • Viviane Potenza Guimarães Pinheiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p900

Palavras-chave:

Moral, valores, educação, educação moral

Resumo

Neste artigo, a autora elucida conceitos centrais da psicologia que contribuem com a ideia da moralidade integrada ao self, de forma a clarificar os desafios que têm sido enfrentados por teóricos que partem de uma visão menos fragmentada do ser humano. Portanto, explicita as bases teóricas do conceito de identidade moral e os desdobramentos deste para a compreensão acerca da elaboração de valores, apresentando como as demandas atuais desse campo de estudos impactam a educação moral e lhes indicam novas frentes de trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVES: Moral; valores; educação; educação moral.

 

ABSTRACTIn this article, the author elucidates central concepts of psychology that contribute to the idea of ​​morality integrated with the self, in order to clarify the challenges that have been faced by theoreticians starting from a less fragmented view of the human being. Therefore, it explains the theoretical bases of the concept of moral identity and its consequences for the understanding about the elaboration of values, showing how the current demands of this field of study impact on moral education and indicate new work fronts. 

KEYWORDS: Moral; values; education; moral education.

 

 

RESUMEN

En este artículo, la autora elucida conceptos centrales de la psicología que contribuyen con la idea de la moralidad integrada al self, para aclarar los desafíos que han sido enfrentados por teóricos que parten de una visión menos fragmentada del ser humano. Por lo tanto, explicita las bases teóricas del concepto de identidad moral y los desdoblamientos de éste para la comprensión acerca de la elaboración de valores, presentando cómo las demandas actuales de ese campo de estudios impactan la educación moral y les indican nuevos frentes de trabajo. PALABRAS CLAVES: Moral; Los valores; la educación; educación moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Potenza Guimarães Pinheiro, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). E-mail: viviane@escolapinheiro.com.br

Referências

ARANTES, V. A. Estados de ânimo e os Modelos Organizadores do Pensamento: um estudo exploratório sobre a resolução de conflitos morais. Barcelona. Tese (Doutorado) Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona, 2000.

___________. Afetividade, cognição e moralidade na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento. In: ARANTES, V. A. (org.) Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.

ARAÚJO, U. F. Conto de escola: a vergonha como um regulador moral. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora da Universidade de Campinas, 2003.

___________. Educação em valores e democracia escolar: um estudo de Psicologia e Educação. Tese de livre-docência. São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2005

____________. PUIG, J. M.; ARANTES, V. A. (Org). Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

BLASI, A. The development of identity: some implications for moral functioning. In: NOAM, G. & WREN, T (Org). The moral self. Cambridge: The MIT Press, 1992, p. 99-122.

____________. Moral understanding and the moral personality: the process of moral integration. In: KURTINES, W. (Org.). Moral development: an introdution. London: Allyn and Bacon, 1995, p. 229-254.

____________. Moral functioning: moral understanding and personality. In: LAPSLEY, D. K.; NARVAEZ, D. (2004). Moral development, self and identity. Marhwash, New Jersey; London: Lawrence Eerlbaum Associates Publishers, 2004.

____________. Moral reasoning and the moral functioning of mature adults. In: NARVAEZ, D.; LAPSLEY, D (Orgs.). Moral personality, identity, and character. New York: Cambridge University Press, 2010.

BENHABIB, S. The Generalized and the Concrete Other. In: Situating the self: gender, community and postmodernism in contemporary ethics. New York, Routlege, 1992.

COLBY, A.; DAMON, W. Some do care: contemporary lives of moral commitment. Nova Iorque: The Free Press, 1992.

DAMON, W. Patters of change in children’s social reasoning: a two-year longitudinal study. Child Development, v. 51, 1980, p. 1010-1017.

____________. The moral child: nurturing children´s natural moral growth. New York: The Free Press, 1988.

____________. Greater expectations. San Francisco: The Free Press, 1995.

____________. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

____________. MENON, J.; BRONK, K. C. The development of purpose during adolescence. Applied Developmental Science, v. 7, n. 3, p. 119-128, 2003.

FLANAGAN, O. Varieties of moral personality: ethics and psychological realism. Harvard University Press, 1993.

GILLIGAN, C. La moral y la teoria: psicologia del desarrollo femenino. México, Fondo de Cultura Económica, 1985.

____________. Hearing the difference: theorizing connection. Anuario de Psicología. Facultat de Psicologia Universitat de Barcelona. Barcelona, vol. 34, nº 2, p. 155-161, 1995/2003.

HAIDT, J. The emotional dog and its rational tail: a social intuitionist approach to moral judgment. Psychological Review, v. 108, n. 4, p. 814-824, 2001.

____________. The moral emotions. In: DAVIDSON, R. J.; SCHERER, K. R.; GOLDSMITH, H. H. (Eds.). Handbook of affective sciences. Oxford: Oxford University Press, 2003.

____________. The new synthesis in moral psychology. Science, vol. 316, pp. 998-1002, 2007.

____________. KOLLER, S.; DIAS, M.G. Affect, culture, and morality or is it wrong to eat your dog? Journal of Personality and Social Psychology, v. 65, pp. 613-628, 1993.

HARKOT-DE-LA-TAILLE, E.; DE LA TAILLE, Y. A construção ética e moral de si mesmo. In: SOUZA, M. T. C. C. (Org.). Os sentidos de construção: o si mesmo e o mundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

HERRERO, M. T.; SASTRE, G. Los sentimientos en el ámbito de la moral. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 2., p. 219-234, jul./ dez, 2003.

INHELDER, B. et al. O desenrolar das descobertas da criança: pesquisa acerca das microgêneses cognitivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

JOHNSON-LAIRD, P. M. Mental models: towards a cognitive science of language, inference and consciousness. New York: Cambridge University Press, 1983.

___________. Mental models and probabilistic thinking. Cognition, 50, 189-209, 1994

KOHLBERG, L. The development of models of thinking and choices in years 10 - 16. Unpublished doctoral dissertation, University of Chicago, 1958.

___________. From is to ought: how to commit the naturalistic fallacy and get away with it in the study of moral development. In: T. Mischel (Org.) Cognitive development and epistemology. New York: Academic Press, 1971.

___________. Essays on moral development. São Francisco: Harper and Row. v. 1 e 2, 1984.

LAPSLEY, D. K.; HILL, P. L. On dual processing and heuristic approaches to moral education. The Journal of Moral Education, v. 37, n. 3, sept., 2008.

___________. A social-cognitive approach to the moral personality. In: LAPSLEY, D. K.; NARVAEZ, D. Moral development, self and identity. Marhwash, New Jersey; London: Lawrence Eerlbaum Associates Publishers, 2004.

LASSANCE, A. Brasil: jovens de norte a sul. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Orgs.) Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Instituto Cidadania e Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005.

MORENO, M; SASTRE, G. Aprendizaje y desarrollo intelectual: bases para una teoria de la generalizacion. Barcelona: Gedisa, 1983.

__________. Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal na escola. São Paulo: Moderna; Campinas: Editora Unicamp, 1999.

___________. Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2002.

___________. Cómo construimos universos: amor, cooperación y conflicto. Barcelona: Gedisa, 2010.

NARVAEZ, D.; VAYDICH, J. L. Moral development under the spotlight of the neurobiological sciences. In: The Journal of Moral Education, v. 37, n. 3, sept., 2008.

NISAN, M. Judgment and choice in moral functioning. In: LAPSLEY, D. K.; NARVAEZ, D. Moral development, self and identity. Marhwash, New Jersey; London: Lawrence Eerlbaum Associates Publishers, 2004.

NUCCI, L. Education in the moral domain. Cambridge University Press, 2001.

___________. Refletions on the moral self construct. In: LAPSLEY, D. K.; NARVAEZ, D. Moral development, self and identity. Marhwash, New Jersey; London: Lawrence Eerlbaum Associates Publishers, 2004.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus Editorial. (Ed. Brasil. 1994), 1932.

PINHEIRO, V. P. G. Estados emocionais e os modelos organizadores do pensamento na resolução de conflitos éticos. Relatório de Iniciação Científica – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

___________. A generosidade e os sentimentos morais: um estudo exploratório na perspectiva dos Modelos Organizadores do Pensamento. Dissertação de mestrado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

PUIG, J. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1996.

___________. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004.

SCHNITMAN, D. (Org). Novos paradigmas na resolução de conflito. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

SELMAN, R. The relation of role taking to the development of moral judgment in children. In: Child development. Blackwell Publishing, v. 42, n. 1, mar, 1971

___________. El desarrollo sociocognitivo. Una guía para la práctica educativa y clínica. In: TURIEL, E. et. al. (Orgs). El mundo social en la mente infantil. Madrid, Alianza Editorial, 1989.

SMETANA, J. G. Toddlers’ social interactions in the context of moral and conventional transgression in the home. In: Developmental Psychology, v. 25, n. 4, jul, 1989.

TURIEL, E. The development of morality. In: DAMON, W. (org.) Handbook of child psychology. 5ª ed., vol. 3. Nova Iorque: Academic Press, 1988.

___________. The culture of morality. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

WALKER, L. J.. Gus in the gap: bridging the judment-action gap in moral functioning. In: LAPSLEY, D. K.; NARVAEZ, D. (Org.). Moral development, self and identity. Marhwash, New Jersey; London: Lawrence Eerlbaum Associates Publishers, 2004.

Publicado

2018-04-01

Como Citar

PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães. INTEGRAÇÃO DA MORALIDADE AO SELF: perspectivas atuais da psicologia e contribuições para a educação moral. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 900–930, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p900. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5137. Acesso em: 20 abr. 2024.