PARADIGMA DA COMPLEXIDADE COMO SUBSÍDIO EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma via possível
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a28ptPalavras-chave:
Pensamento Complexo, Operadores Cognitivos, TransdisciplinaridadeResumo
Exercer a docência e ser professor, não se trata apenas de ter informação e dominar a técnica, mas também, pensando no contexto atual, compreender o conhecimento com significado para a vida social, local e global, ou seja, saber contextualizar os conhecimentos e informações ao qual temos acesso. Com isso, a educação escolar se torna fundamental no mundo contemporâneo, e os professores são essenciais nesse cenário, o que exige uma formação condizente com as necessidades desse novo contexto social, com novas posturas e novas formas de pensar o conhecimento. Faz-se necessário um paradigma que mostre a necessidade de um pensamento que une e solidariza os conhecimentos, que traz a inteireza do ser, surge então o pensamento complexo esse meio.
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