PARADIGMA DA COMPLEXIDADE COMO SUBSÍDIO EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma via possível

Autores

  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Maria Erilânde Ferreira de Souza Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0003-0624-5378
  • Maria Antónia Pujol Maura Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a28pt

Palavras-chave:

Pensamento Complexo, Operadores Cognitivos, Transdisciplinaridade

Resumo

Exercer a docência e ser professor, não se trata apenas de ter informação e dominar a técnica, mas também, pensando no contexto atual, compreender o conhecimento com significado para a vida social, local e global, ou seja, saber contextualizar os conhecimentos e informações ao qual temos acesso. Com isso, a educação escolar se torna fundamental no mundo contemporâneo, e os professores são essenciais nesse cenário, o que exige uma formação condizente com as necessidades desse novo contexto social, com novas posturas e novas formas de pensar o conhecimento. Faz-se necessário um paradigma que mostre a necessidade de um pensamento que une e solidariza os conhecimentos, que traz a inteireza do ser, surge então o pensamento complexo esse meio.

Downloads

Biografia do Autor

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Psicólogo - 1991. Psicopedagogo - 1994. Mestre em Educação - 2003. Doutor em Educação - 2013. Pós-Doutor em Educação - 2014.

Maria Erilânde Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Educação, Linguagem e TEcnologias - PPGIELT/UEG (2021). Pedagoga – UEG (2009). Professora das Redes Municipal de Educação de Inhumas (2006-atual) e Goianira (2021-atual). Professora da Educação.

Maria Antónia Pujol Maura, Universidade de Barcelona

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação. Profesora titular do departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona-ES.Docente e investigadora em bases estratégicas de aprendizagem no âmbito da Didática, na vertente da formação inicial e permanente. 

Referências

CARVALHO, Edgard Assis. Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo.

CARVALHO, Edgard de Assis. Saberes complexos e educação transdisciplinar. Rev. Educar, n.32. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

Disponível em: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2019/conversa-sobre-o-sistemico-e-o-complexo (acesso em: agosto/2020)

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35º edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Lima de; MORIN, Edgar; NICOLESCU, Basarab. Carta da Transdisciplinaridade. Convento de Arrábida – Portugal, 1994.

GADOTTI, Moacir. A dialética: concepção e método. in: Concepção Dialética da Educação. 7 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990.

GATTI, Bernardete Angelina, et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

MARIOTTI, Humberto. Os operadores cognitivos do pensamento complexo. In: Pensamento complexo: suas aplicações à liderança, à aprendizagem e ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educativo, Curitiba, 2007.

MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO, Juan Miguel. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, São Paulo: Papirus, 2015.

MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2014.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Elóa Jacobina. 24º Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018b.

MORIN, Edgar. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 17º edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2018a.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5º edição. Porto Alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, Edgar. Método 1: A natureza da natureza. 5º edição. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, Edgar. Método 2: A vida da vida. 5º edição. Porto Alegre: Sulina, 2015b.

MORIN, Edgar. O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: A educação e a complexidade do ser e do saber. Edição 13. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11º edição. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008

SUANNO, João Henrique. Ações pedagógicas transdisciplinares desenvolvidas no Colégio Logosófico de Goiânia. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 2015, 174–187. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p174

SUANNO, João Henrique. Ecoformação, transdisciplinaridade e criatividade: a escola e a formação do cidadão do século XXI. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique. O pensar complexo: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Walk Editora, 2014.

SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. Tese de doutorado, Universidade Católica de Brasília, 2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa, MELO, K. A., VIANA, C. P., PESSONI, L. M. de L., REIS, Marlene Barbosa de Freitas, & SANTOS, L. P. (2015). Cidades sustentáveis e Escolas sustentáveis: projeto coletivo inter/transdisciplinar. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 1(1), 2015. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2014v1n1p188

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de doutorado, Universidade Católica de Brasília, 2015c.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática Transdisciplinar. In: Didática e a prática de ensino na relação com a sociedade / organizadores José Albio Moreira de Sales... [et al.] – Fortaleza: CE: EDUECE, 2015b.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Edgar Morin e o “Método Antimétodo da Complexidade”. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015a.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Reorganização do Trabalho Docente na Educação Superior: inovações didáticas. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa, PUIGGRÓS, Núria Rajadell. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

SUANNO, João Henrique; SOUZA, Maria Erilânde Ferreira de; MAURA, Maria Antónia Pujol. PARADIGMA DA COMPLEXIDADE COMO SUBSÍDIO EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma via possível. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a28, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a28pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18989. Acesso em: 1 abr. 2025.