COMPLEXIDADE, ECOFORMAÇÃO E TRANDISCIPLINARIDADE: por uma formação docente sem fronteiras teóricas

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Vânia Maria de Araújo Passos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433

Palavras-chave:

educação superior, pesquisa, Formação docente, Transdisciplinaridade, ecoformação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a reflexão acerca da formação docente a partir da teoria da complexidade, da transdisciplinaridade e da ecoformação, que formam um tripé para que a criatividade se estabeleça como uma realidade. Adotamos a perspectiva qualitativa para análise de concepções, conforme Freire (1997), Torre (2005; 2008), Moraes (1997; 2004; 2005; 2008), Nicolescu (2008), Moraes e Valente (2008) e Suanno (2015). Partimos da compreensão que a educação tem um papel fundamental no processo para uma mudança de práticas educativas que sejam pautadas na dimensão de múltiplos saberes com relações entre si, rompendo paradigmas. Destacamos que o Paradigma Educacional Emergente evidencia a percepção de que tudo ao nosso redor está interligado, nada existe independente e sem conexão. De acordo com Moraes (2005, p. 63), a visão de totalidade e o pensamento sistêmico aplicado em educação nos impõem a tarefa de substituir compartimentação por integração, desarticulação por articulação, descontinuidade por continuidade, tanto na parte teórica quanto na práxis da educação. As diversas construções remetem ao ser humano uma base sustentada nas vivências e, principalmente, nas atitudes geradas a partir da tomada de consciência da importância de ressignificar o que ainda precisa ser potencializado.

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).  Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura e Programa de Pós Graduação em Educação.  E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br.

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação; Pró-Reitora de Graduação (UFT).  E-mail: vaniapassos@uft.edu.br.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. COMPLEXIDADE, ECOFORMAÇÃO E TRANDISCIPLINARIDADE: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 433–457, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5123. Acesso em: 22 dez. 2024.

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