COMPLEXIDADE, ECOFORMAÇÃO E TRANDISCIPLINARIDADE: por uma formação docente sem fronteiras teóricas

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Vânia Maria de Araújo Passos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433

Palavras-chave:

educação superior, pesquisa, Formação docente, Transdisciplinaridade, ecoformação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a reflexão acerca da formação docente a partir da teoria da complexidade, da transdisciplinaridade e da ecoformação, que formam um tripé para que a criatividade se estabeleça como uma realidade. Adotamos a perspectiva qualitativa para análise de concepções, conforme Freire (1997), Torre (2005; 2008), Moraes (1997; 2004; 2005; 2008), Nicolescu (2008), Moraes e Valente (2008) e Suanno (2015). Partimos da compreensão que a educação tem um papel fundamental no processo para uma mudança de práticas educativas que sejam pautadas na dimensão de múltiplos saberes com relações entre si, rompendo paradigmas. Destacamos que o Paradigma Educacional Emergente evidencia a percepção de que tudo ao nosso redor está interligado, nada existe independente e sem conexão. De acordo com Moraes (2005, p. 63), a visão de totalidade e o pensamento sistêmico aplicado em educação nos impõem a tarefa de substituir compartimentação por integração, desarticulação por articulação, descontinuidade por continuidade, tanto na parte teórica quanto na práxis da educação. As diversas construções remetem ao ser humano uma base sustentada nas vivências e, principalmente, nas atitudes geradas a partir da tomada de consciência da importância de ressignificar o que ainda precisa ser potencializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).  Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura e Programa de Pós Graduação em Educação.  E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br.

Vânia Maria de Araújo Passos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação; Pró-Reitora de Graduação (UFT).  E-mail: vaniapassos@uft.edu.br.

Referências

ALMEIDA, Severina Aves de; ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; PINHO, Maria José de. Transdisciplinaridade e Educação Intercultural: A Formação do Professor Indígena Apinayé em Perspectiva. Disponível: https://www.academia.edu. Acesso: 13-set-2015. Pp. 825-846.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1995.

CELANI, Maria Antonieta Alba. Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística Aplicada e Transdisciplinariedade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. p. 129-142.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marins, 2005. 118 p.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 3ª edição. Coleção questões da nossa época; v, 23. São Paulo: Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GARBELINI, Danilo José; CELORIO, José Aparecido. Ecoformação E Sustentabilidade Planetária: Desafios Para A Educação Do Século XXI. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional de Cianorte, como requisito para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia. 2012.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns. A Teoria da Subjetividade: Uma expressão do paradigma da complexidade na Psicologia. In: Fernando González Rey (Org.). Subjetividade, Complexidade e Pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thompson, 2008.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2004.

MORAES, M. C. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.14, nº 23, p. 181-2002, jan-jun., 2005.

MORAES, M. C. O Paradigma Educacional Emergente: Implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. Papirus, 2008.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed. São Paulo: Papirus, 2011.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, J.A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008

MORIN, Edgar. Complexidade e ética da solidariedade. In: CASTRO, Gustavo de et al. Ensaios de complexidade. Porto Alegre: Sulina, 2005. pp. 11-20.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Rio de Janeiro: Instituto Piaget, 2001a.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Trad. Flavia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001b.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 1-104.

NAVARRA, J. M.. In: TORRE, S. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008, p. 235-260.

NICOLESCU, B. Educação e Transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO,1999.

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdiciplinaridade. São Paulo: Triom, 2008.

NICOLESCU, B. Educação e Transdiciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2009.

PINHO, Edna Maria Cruz. Escola Criativa no Tocantins: Um Estímulo a Religação dos Saberes. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Tocantins, na Linha de Pesquisa Currículo, Formação de Professores e Saberes Docentes, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientadora: Profª. Drª. Maria José de Pinho. 2015.

PINTO, I. M. Docência inovadora na universidade. 2011. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

ROITBERG, Nicole. Ecoformação: Um Caminho Necessário Para a Cidadania Planetária. Disponível: http://www.revistamissoes.org.br/2010//ecoformacao-um-caminho-necessario-para-a-cidadania-planetaria. Acesso em: 02-jul-2017.

ROITBERG, Nicole. Ecoformação: Por uma a Cidadania Planetária. Disponível: http://www.revistamissoes.org.br/2010//ecoformacao-um-caminho-necessario-para-a-cidadania-planetaria. Acesso em: 02-jul-2017.

SANTOS, A.; SANTOS, A. C. S. dos; SOMMERMAN, A. Conceitos e práticas transdisciplinares na Educação. In: SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 61-98.

SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

SUANNO, J. H. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 297 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.

TORRE, Saturnino de La. Dialogando Com a Criatividade. Dialogando Com a Criatividade. Editora Madras, 2005.

TORRE, Saturnino de La, et. alii. Uma escola para o século XXI: Escolas criativas e resiliência na educação. Ed. Insular, Florianópolis, Santa Catarina: 2009.

TORRE, Saturnino de la. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: TRIOM, 2008.

TORRE, Saturnino e ZWIEREWICZ, Marlene. Projetos criativos ecoformadores. In: TORRE, Saturnino e ZWIEREWICZ, Marlene (coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

ZWIEREWICZ, M. e Torre, S. (Org.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular. 2008.

ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.

Publicado

2018-04-01

Como Citar

PINHO, Maria José de; PASSOS, Vânia Maria de Araújo. COMPLEXIDADE, ECOFORMAÇÃO E TRANDISCIPLINARIDADE: por uma formação docente sem fronteiras teóricas. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 433–457, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p433. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5123. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)