Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO.
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10ptMots-clés :
Educação; Aprendizagem; Competências digitais; Tecnologia.Résumé
Este trabalho teve por objetivo analisar o nível de proficiência digital dos professores que lecionam para o ensino médio em escolas públicas estaduais do município de Palmas-TO. A investigação se pautou na aplicação de survey através da plataforma google forms, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), com adequações e validação para a realidade brasileira. Concluídas as análises verificou-se que a maioria dos 182 professores situa-se no nível B1-Integrador, nível considerado moderado.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, n. 29, ano 21, 2008.
BARBETTA, P. A.. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 8. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum Curricular-BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 Jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 06 jan. 2019.
BRIGGS, C.; MAKICE, K. Digital Fluency: building success in the digital age. [S.l.]: SociaLens, 2011.
BRUZZI, D. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 15 jul. 2016.
CARVALHO, M. R. V. de. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
COLL, C; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papiros, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAURI, T.; ONRUBIA, J. (2010). A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Campinas, SP: Papirus, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 19 mar. 2019.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Padrão de competência em TIC para professores. Paris: UNESCO, 2009.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu). Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponívelem: <https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu>. Acesso em: 25 jan. 2019.
SILVA, D. A. A formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
TRINDADE, S.D.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de auto-avaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação.http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre Belo Horizonte, v. 12, n. 2, mai.-ago. 2019 – ISSN 1983-3652.
VIANA, M. A. P. A internet na educação: novas formas de aprender, necessidades, e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Tendência na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: UFAL, 2004.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre, Artmed, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.