Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO.

Auteurs-es

  • Ivete Antunes Corrêa Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10pt

Mots-clés :

Educação; Aprendizagem; Competências digitais; Tecnologia.

Résumé

Este trabalho teve por objetivo analisar o nível de proficiência digital dos professores que lecionam para o ensino médio em escolas públicas estaduais do município de Palmas-TO. A investigação se pautou na aplicação de survey através da plataforma google forms, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), com adequações e validação para a realidade brasileira. Concluídas as análises verificou-se que a maioria dos 182 professores situa-se no nível B1-Integrador, nível considerado moderado.

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Bibliographies de l'auteur-e

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutoranda pela Univ. de Coimbra, pós doutora pela UNESP, Dra. em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. suzanagilioli@yahoo.com.br. Universidade Federal do Tocantins, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. Avenida NS 15, Quadra 109 Norte, Sala 33, Bloco III, Câmpus de Palmas, CEP 77001-090, Palmas/TO.

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Pós-Doutorada em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Doutora em Didática da História Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Publié-e

2020-01-03

Comment citer

CORRÊA, Ivete Antunes; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; DIAS-TRINDADE, Sara. Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. a10pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8270. Acesso em: 22 nov. 2024.

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