A digital proficiency level analysis of high school teachers from state public schools in Palmas – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10ptKeywords:
Educação; Aprendizagem; Competências digitais; Tecnologia.Abstract
This work aimed to analyze the digital proficiency level of teachers who teach in state public high schools in the city of Palmas-TO. This investigation was based on a survey application through the google forms platform, having as a data collection instrument a self-assessment based on the DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators questionnaire, developed by the EU Science Hub (Service of Science and Knowledge of the European Commission), with adjustments and validation for the Brazilian reality. After the analysis, it was found that most of the 182 teachers are at the B1-Integrator level, a level considered as moderate.
Downloads
References
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. BOLEMA. Boletim de Educação Matemática, n. 29, ano 21, 2008.
BARBETTA, P. A.. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 8. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum Curricular-BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 11 Jan. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 06 jan. 2019.
BRIGGS, C.; MAKICE, K. Digital Fluency: building success in the digital age. [S.l.]: SociaLens, 2011.
BRUZZI, D. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475-483, 15 jul. 2016.
CARVALHO, M. R. V. de. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
COLL, C; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (Orgs.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papiros, 2007.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAURI, T.; ONRUBIA, J. (2010). A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MORAN, J. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Campinas, SP: Papirus, 2000. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 19 mar. 2019.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Padrão de competência em TIC para professores. Paris: UNESCO, 2009.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu). Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponívelem: <https://ec.europa.eu/jrc/en/digcompedu>. Acesso em: 25 jan. 2019.
SILVA, D. A. A formação continuada em tecnologias digitais ofertada no Paraná sob a ótica de professores da rede estadual de Foz do Iguaçu. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.
TRINDADE, S.D.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de auto-avaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação.http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre Belo Horizonte, v. 12, n. 2, mai.-ago. 2019 – ISSN 1983-3652.
VIANA, M. A. P. A internet na educação: novas formas de aprender, necessidades, e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Tendência na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: UFAL, 2004.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre, Artmed, 2010.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.