A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS

Autores

  • Heliney Nunes Resende Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Alain Santoyo Universidad de las Fuerzas Armadas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p392

Palavras-chave:

Mídias sociais, Meios de comunicação, Planejamento de viagens

Resumo

O objetivo dessa pesquisa e mensurar a influência das mídias sociais no processo de planejamento de viagens em relação a população da cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi uma avaliação quantitativa a partir da aplicação de questionário. A amostra da pesquisa foi composta de 500 respondentes. A análise dos resultados mostrou que as mídias sociais já têm grande influência no processo de planejamento de viagens e que tem um espaço para um crescimento ainda maior, pois as mídias sociais estão em constante evolução de acordo com as necessidades as pessoas. A pesquisa também apontou que as pessoas confiam nas informações obtidas através das mídias e estão deixando de acreditar cada vez mais nos meios de comunicação convencionais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais; Meios de comunicação; Planejamento de viagens

 

 

ABSTRACT

The objective of this research is to measure the influence of social media in the process of travel planning in relation to the population of the city of Palmas, capital of the state of Tocantins. The methodology used in this research was a quantitative evaluation based on the questionnaire application. The research sample consisted of 500 respondents. The analysis of the results showed that social media already have great influence in the process of planning of trips and that has a space for an even greater growth, since the social medias are in constant evolution according to the needs the people. The survey also pointed out that people rely on information gained through the media and are increasingly reluctant to believe in conventional media.

 

KEYWORDS: Social media; Media; Travel planning

 

 

RESUMEN

El objetivo de esta investigación y medir la influencia de los medios sociales en el proceso de planificación de viajes en relación a la población de la ciudad de Palmas, capital del estado de Tocantins. La metodología utilizada en esta investigación fue una evaluación cuantitativa a partir de la aplicación del cuestionario. La muestra de la encuesta fue compuesta de 500 respondedores. El análisis de los resultados mostró que los medios sociales ya tienen gran influencia en el proceso de planificación de viajes y que tienen un espacio para un crecimiento aún mayor, pues los medios sociales están en constante evolución de acuerdo a las necesidades de las personas. La investigación también apuntó que la gente confía en las informaciones obtenidas a través de los medios y están dejando de creer cada vez más en los medios de comunicación convencionales.

 

PALABRAS CLAVE: Medios sociales; Medios de comunicación; Planificación de viajes

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Biografia do Autor

Heliney Nunes Resende Junior, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail: helineyresende@hotmail.com

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutora em Administração pela UNESP, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Graduada em Administração pela PUC. Atualmente é professora adjunta do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins. Email:   suzanagilioli@yahoo.com.br

Alain Santoyo, Universidad de las Fuerzas Armadas

Pos Doutor em Economia pela UNIOESTE, Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Alicante, Espanha, Mestre em Administração de Empresas Agropecuárias, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Pinal Del Rio. Email: alain@hotmail.com

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

RESENDE JUNIOR, Heliney Nunes; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; SANTOYO, Alain. A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE VIAGENS. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 5, p. 392–425, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p392. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8226. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

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