A digital proficiency level analysis of high school teachers from state public schools in Palmas - TO

Autores

  • Ivete Antunes Corrêa Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10en

Palavras-chave:

Education, Learning, Digital skills, Technology

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar o nível de proficiência digital dos professores que lecionam para o ensino médio em escolas públicas estaduais do município de Palmas-TO. A investigação se pautou na aplicação de survey através da plataforma google forms, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), com adequações e validação para a realidade brasileira. Concluídas as análises verificou-se que a maioria dos 182 professores se situa no nível B1-Integrador, nível considerado moderado.

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Biografia do Autor

Ivete Antunes Corrêa, Universidade Federal do Tocantins

Master in Public Policy Management (Federal University of Tocantins – UFT). Tocantins State Government as Public Manager, working with the Criminalistics Institute of the Public Security Secretariat. iveteacorrea@gmail.com.

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

PhD in Business Administration (Federal University of Tocantins – UFT). Lecturer of Master's degrees in Public Policy Management and Public Administration/PROFIAP.  suzanagilioli@yahoo.com.br.

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

PhD in Didactics of History Professor in the Department of History, European Studies, Archeology and Arts at the Faculty of Arts of the University of Coimbra.E-mail: sara.trindade@uc.pt.

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

CORRÊA, Ivete Antunes; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; DIAS-TRINDADE, Sara. A digital proficiency level analysis of high school teachers from state public schools in Palmas - TO. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a10en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10309. Acesso em: 22 dez. 2024.

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