PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p882

Mots-clés :

Gestão da aprendizagem, Gestão do ensino, Autonomia, Aprendência

Résumé

RESUMO

Neste trabalho procuramos estruturar uma diretriz epistêmica para o conceito de gestão da aprendizagem e estabelecer o contraponto com estrutura tradicional do pensamento educativo referenciada pela gestão do ensino. Não tivemos a pretensão de historicisar os conceitos, o que propomo-nos é uma discussão contextualizada na crítica contemporânea aos modelos tradicionais de ensino. Trata-se de um estudo ensaístico bibliográfico que aborda a gestão da aprendizagem como uma proposta pedagógica possível na medida em que cada aprendente possa a ser sujeito na aprendência e a linearidade classificatória dá lugar as redes de colaboração da aprendizagem. Entende-se que a aprendência orientada pela gestão da aprendizagem precisa ser delimitada pela contextualização da aprendência; a mediação pedagógica e a avaliação integradora. Assim, é necessário apropriar-se da autonomia para ligar o ainda desconhecido ao já conhecido, indo da superficialidade das informações à profundidade dos conhecimentos. Precisamos avançar e construirmos currículos capaz de apreender as dinâmicas das aprendizagens, para isso é preciso superar os modelos de organização fundados em princípios da gestão do ensino em que o tempo administrativo sobrepõe ao tempo de aprendizagem.

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Biographie de l'auteur-e

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

 Doutorado Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal), Mestre em Educação pela Universidad Autonoma de Asunción (Paraguai), Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto na Universidade Federal de Tocantins – Brasil, Coordenador do programa de mestrado em Ensino em Ciências e Saúde e Membro do Opaje. Email. jlauro@uft.edu.br

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Publié-e

2018-08-01

Comment citer

MARTINS, José Lauro. PARA A GESTÃO DA APRENDIZAGEM. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 882–899, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p882. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5350. Acesso em: 22 nov. 2024.

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