INCLUSIVE EDUCATION: reflections on evaluation, performance and complexities

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p528

Keywords:

: Evaluation; Inclusion; Professional; Quality; Diagnosis.

Abstract

The objective of this article is to investigate the evaluation in inclusive education with Pre I and Pre II students of the Municipal Center of Child Education X, in João Pinheiro. The methodologies presented consist of a theoretical investigation, specialized professionals interviews, with the intention to diagnose and promote the teaching-learning process of students with special needs, looking for a qualitative evaluation, where it takes into account the effective learning of the student. The study shows the importance of the trained and attentive professional to the evaluation processes in the daily school, to promote the inclusive student's learning. Reflection, action and planning are fundamental pieces for a quality evaluation, based on the diagnosis and daily development of the student.

 

KEYWORDS: Evaluation; Inclusion; Professional; Quality; Diagnosis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosa Jussara Bonfim Silva, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD da Faculdade FINOM desde 2016, Especialista em Convênios e PDDE do FNDE, Professora de Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa Jurídica, Orientação de TCC I e II no curso de Direito desde 2014, Política Educacionais e Reformas Educativas no Curso de Pedagogia da Faculdade FINOM. E-mail: rosa.jsilva@catolica.edu.br.

References

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas – 4. ed. – São Paulo : Cortez, 2009.

BRASIL. LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961.Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm>. Acesso em: 25 de out. de 2018.

_______. Estatuto da Criança e do Adolescente. (Lei 8.069, de 13.07.1990) Brasília; Ministério da Justiça / COMANDA 2000

______. LEI No 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971.Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1 e 2 graus, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm> Acesso em 25 de out.de 2018.

______. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 24 de out.de 2018.

_______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 27 de out. de 2018.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

______. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão - Estratégias para a educaçãoo de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, MEC, 2003. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie4.pdf. Acesso 20 Out 2018.

_______. Senado Federal. ConstituiçãoFederal. Brasília, 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 25 out 2018.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, 1994, Salamanca-Espanha.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 30 de out. 2018.

ESTEBAN, Maria Teresa (organizadora). Escola, currículo e avaliação (Série cultura, memória e currículo, v. 5) – 4. ed. – São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 7ª ed. Porto Alegre/RS: Mediação. 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. – 6. ed. rev. e ampl. – São Paulo - :Heccus Editora, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições – 22. ed. – São Paulo: Cortez, 2011.

MINAS GERAIS. RESOLUÇÃO N 2197 DE 26 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas escolas estaduais de educação básica de Minas Gerais e dá outras providências. Disponível em: https://orientaeducacao.files.wordpress.com/2017/02/resoluc3a7c3a3o-see-nc2ba-2-197-de-26-de-outubro-de-2012.pdf. Acesso em 03 de nov. de 2018.

MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em sala. – 4. ed. – Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica; tradução Cláudia Schilling. – Porto Alegre: Artmed, 2002.

SÁ, E.D et al. Atendimento educacional especializado. Deficiência Visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

SANTOS, Glauciene Mendes dos; SILVA, Rosa Jussara Bonfim. In: Humanidades & Tecnologia – Faculdade do Noroeste de Minas/Paracatu: FINOM, 2015. v.10, n.10 dez.,2016. O fracasso do rendimento escolar e suas variantes propulsoras. p. 73 – 91

SASSAKI, Romeu. Por que o termo “Tecnologia Assistiva”? 1996. Disponível em: http://www.cedionline.com.br/ta.html. Acesso em 24 de Set. 2017.

TURRA, Clódia Maria Godoy. ENRICONE, Délcia. SANT’ANNA, Flávia Maria. ANDRÉ, Lenir Cancella. Planejamento de Ensino e Avaliação – 11. ed. – Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto.

VIOLA. Sólon Eduardo Annes. Direitos Humanos no Brasil: Abrindo portas sob neblina. Curitiba. Ed. Unisinos. 2008.

Published

2019-01-14

How to Cite

BONFIM SILVA, Rosa Jussara. INCLUSIVE EDUCATION: reflections on evaluation, performance and complexities. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 528–548, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p528. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6165. Acesso em: 22 nov. 2024.