A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa
  • Eduardo Lima Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a11pt

Palavras-chave:

Comunicação, Ciência, Educação Superior, Propaganda, Publicidade Governamental

Resumo

O estudo objetivou compreender a importância do processo de gestão do trabalho do Assistente Social na Política de Educação, mais especificamente na Coordenação de Curso de Serviço Social. Questionou-se, se os princípios teóricos e metodológicos da gestão se aplicam no setor público federal, onde o trabalho a ser realizado já obedece a uma agenda previamente planejada e orquestrada pela esfera federal, por obedecer a planos e metas estabelecidas pelos órgãos gestores das políticas públicas. Em seguida, foi questionado, se seria possível construir o processo teórico-prático da gestão e como efetivá-lo no campo de atuação profissional, onde a supervalorização do trabalho burocrático interfere diretamente na ação profissional, processo esse que contribui para a construção de uma prática profissional esvaziada e acrítica. Ainda nesta diretriz de questionamentos, também se perguntou, quais os princípios teóricos e práticos da gestão que o assistente social poderia se apropriar enquanto instrumento de trabalho em sua atuação no setor público, onde o profissional, esbarra rotineiramente nos limites institucionais e nas relações de poder estabelecidas no aparelho estatal. O estudo documental e bibliográfico caracterizou-se por seu caráter exploratório e abordagem qualitativa. Considerou-se que o processo de valorização do trabalho burocrático vem gradativamente estimulando a burocratização da prática e o vazio profissional, fato que condiciona o exercício profissional ao tarefismo burocrático e rotineiro. A gestão do trabalho e a capacidade de planejar e organizar propositivamente a ação profissional tornam-se instrumentos de grande importância na formulação de propostas de enfrentamento aos desafios postos ao profissional de Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento: introdução à metodologia do planejamento social. 2ª edição. São Paulo, Cortez &Moraes ltda. 1978.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo, Veras, 2015.

DEMO, Pedro. Participação é conquista. São Paulo, Cortez, 1988.

FILHO, Rodrigo de Souza. Gestão Pública & Democracia: A Burocracia em Questão. 2.ed. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2013.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 5. Ed. São Paulo, Cortez, 2001.

NOGUEIRA. A.M. Teoria da Administração para o século XXI. São Paulo, Ática Universidade, 2007.

ROSA. J.S. da. A matéria Administração e Planejamento na Matriz Curricular do curso de Serviço Social. Dissertação Mestrado em Serviço Social – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

PAIVA, Beatriz Augusto. Reflexões sobre pesquisa e processos de formulação e gestão.In. Capacitação em Serviço Social e Política Social: Módulo 4: O trabalho do assistente social e as Políticas Sociais. Brasília, CEAD, 1999.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Edital da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Edital nº 62/2019. Bagé, 2019b.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social – Bacharelado. São Borja, 2016.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa. Resolução nº 253, de 12 de setembro de 2019.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

QUADRADO, Jaqueline Carvalho; LIMA, Eduardo. A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a11pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10115. Acesso em: 25 abr. 2024.