EXPLORANDO A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE BOLONHA: evidências nos documentos do grupo de trabalho da dimensão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a57pt

Palavras-chave:

Inclusão, Pessoas com deficiência, Políticas educacionais globais, Processo de Bolonha

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar como a educação inclusiva é representada no Processo de Bolonha. Apoiado no conceito de conjunto educativo (Robertson; Dale, 2014), foi realizado um estudo documental por meio da análise do grupo de trabalho da Dimensão Social entre os anos de 2014 e 2024, recorte temporal desta pesquisa. Este grupo é responsável por promover políticas de equidade e inclusão na educação superior na Europa. Os resultados apontaram que não tem havido um equilíbrio entre as políticas que compõem o conjunto educativo do Processo de Bolonha. As políticas do grupo de trabalho analisado possuem caráter homogeneizante, sem distinguir seu público alvo, por dificuldades socioculturais próprias que a Europa tem enfrentado na última década, marcada por dificuldades econômicas, guerras e a crise da imigração. As questões ligadas ao mercado da educação têm tido uma evolução maior e a dimensão social não tem ocupado o mesmo espaço nos debates dos encontros avaliativos.

Downloads

Biografia do Autor

Sinomar Soares de Carvalho Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Ciências, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) na Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins. E-mail: sinomaruft@gmail.com. http://lattes.cnpq.br/7663037157986323

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP-ULBRA) e licenciado em Pedagogia pela UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Pedagogia da UFT. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8025807807825011

Referências

AMARAL, Alberto Amaral. O processo de Bolonha: da harmonização à sintonização, passando pela convergência. Revista Espaço Pedagógico, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 1-20, 7 dez. 2015. UPF Editora. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v22i2.5563.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. 148 p.

BECKER, William; NORLÉN, Hedvig; DIJKSTRA, Lewis; ATHANASOGLOU, Stergios. Wrapping up the Europe 2020 strategy: a multidimensional indicator analysis. Environmental And Sustainability Indicators, [S.L.], v. 8, p. 100075, dez. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.indic.2020.100075.

BIERMANN, Julia; POWELL, Justin J. W.. Internationale Disability Studies. Handbuch Disability Studies, [S.L.], p. 19-34, 2022. Springer Fachmedien Wiesbaden. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-531-18925-3_2.

CABANDA, Exequiel; TAN, Ee Siong; CHOU, Meng-Hsuan. Higher education regionalism in Asia: what implications for europe?. European Journal Of Higher Education, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 87-101, 2 jan. 2019. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/21568235.2018.1561310.

CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295 - 316.

CROSIER, David; HAJ, Cezar Mihai. Evolving Social Dimension of the European Higher Education Area. In: CURAJ, Adrian; DECA, Ligia; PRICOPIE, Remus (ed.). European Higher Education Area: Challenges for a New Decade. Paris: Springer, 2020. p. 147-160.

CUNHA, Julio Araujo Carneiro da; YOKOMIZO, Cesar Akira; BONACIM, Carlos Alberto Grespan. MIOPIAS DE UMA LENTE DE AUMENTO: as limitações da análise de documentos no estudo das organizações. Revista Alcance, [S.L.], v. 20, n. 4, p. 431, 28 maio 2014. Editora UNIVALI. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v20n4.p431-446.

DOMÍNGUEZ, Juan Francisco Canal; GUTIÉRREZ, César Rodríguez. Bologna Process and Its Impact on Spanish Graduates Employability: good news yet to come. Higher Education Policy, [S.L.], v. 36, n. 3, p. 556-577, 31 maio 2022. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1057/s41307-022-00274-0.

EUROPEAN COMMISSION. Country report on the European Semester - Czech Republic. 2017. Disponível em: https://abre.ai/jEJC. Acesso em: 04 maio 2024.

EHEA. Report of the 2012-2015 BFUG working group on the social dimension and lifelong learning to the BFUG. 2015. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://ehea.info/media.ehea.info/file/2015_Yerevan/71/3/Report_of_the_2012-2015_BFUG_WG_on_the_Social_Dimension_and_Lifelong_Learning_to_the_BFUG_613713.pdf&ved=2ahUKEwjLjvrbn7GGAxXcpZUCHRTfBRwQFnoECA8QAQ&usg=AOvVaw2iYB1AmNx1P1PABKEyn_0E. Acesso em: 20 maio 2024.

EHEA. Advisory Group 1 on Social Dimension. 2020. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://ehea.info/Upload/AG1_Social_Dimension_Final_Report.pdf&ved=2ahUKEwjrs9iJorGGAxV6t5UCHS-yA5sQFnoECBUQAQ&usg=AOvVaw0sHdxk4DH5SA7zax8TwNS_. Acesso em: 20 maio 2024.

EHEA. Working Group on Social Dimension. 2024. Disponível em: https://www.ehea.info/Immagini/BFUG_WG_Social_Dimension_Workplan_2021-2024_(1).pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

ESIB. Student Göteborg Declaration. 2001. Disponível em: https://uluslararasi.yok.gov.tr/Documents/avrupa-yuksekogretim-alani-ile-uyumlasma-projesi/bologna-sureci-diger-bildirgeler/goteborg-2001.pdf. Acesso em: 29 maio 2024.

EURYDICE. The European Higher Education Area in 2024: Bologna Process Implementation Report. 2024. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/publications/european-higher-education-area-2024-bologna-process-implementation-report&ved=2ahUKEwj43N2Ay7SGAxVYqpUCHY04DT4QFnoECBEQAQ&usg=AOvVaw1e7AvBT_VqNYscLMgZs1m4. Acesso em: 27 maio 2024.

FERNÁNDEZ-BATANERO, José María; MONTENEGRO-RUEDA, Marta; FERNÁNDEZ-CERERO, José. Access and Participation of Students with Disabilities: the challenge for higher education. International Journal Of Environmental Research And Public Health, [S.L.], v. 19, n. 19, p. 11918-11930, 21 set. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph191911918.

FORSBERG, Sara. Setting a global agenda of education: cooperation and tension within the global education policy field. Geoforum, [S.L.], v. 100, p. 32-40, mar. 2019. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.geoforum.2019.01.019.

FRONZAGLIA, Maurício Loboda. O processo de Bolonha: um estudo de caso de política pública internacional (1999-2010). Idéias, [S.L.], v. 6, n. 2, p. 59, 21 jan. 2016. Universidade Estadual de Campinas. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649463.

GANDIN, Luís Armando; LIMA, Iana Gomes de. A perspectiva de Michael Apple para os estudos das políticas educacionais. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 42, n. 3, p. 651-664, set. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201609143447.

GOODALL, Gemma; MJØEN, Odd Morten; WITSØ, Aud Elisabeth; HORGHAGEN, Sissel; KVAM, Lisbeth. Barriers and Facilitators in the Transition From Higher Education to Employment for Students With Disabilities: a rapid systematic review. Frontiers In Education, [S.L.], v. 7, p. 1-28, 25 abr. 2022. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2022.882066.

HOLFORD, John. The lost honour of the Social Dimension: bologna, exports and the idea of the university. International Journal Of Lifelong Education, [S.L.], v. 33, n. 1, p. 7-25, 2 jan. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/02601370.2013.873210.

JOHNSTONE, Christopher J.; POSTIGLIONE, Gerard A.; TETER, Wesley R.. Handbook of education policy: international perspectives in a pandemic age. Handbook Of Education Policy, [S.L.], p. 1-13, 14 abr. 2023. Edward Elgar Publishing. http://dx.doi.org/10.4337/9781800375062.00009.

KAŁčÁK, Ondrej. From Neoliberalism to Neoliberalism – Grappling With the Bologna Process in a Post-Socialist Slovakia. Towards Social Justice In The Neoliberal Bologna Process, [S.L.], p. 107-122, 23 jan. 2023. Emerald Publishing Limited. http://dx.doi.org/10.1108/978-1-80117-880-820231006.

KENDALL, Lynne. Higher education and disability: exploring student experiences. Cogent Education, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 1256142, 18 nov. 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/2331186x.2016.1256142.

KOH, Aaron. Singapore's ‘global assemblage’: digging into the culture of education policy making. Critical Studies In Education, [S.L.], v. 52, n. 3, p. 267-278, out. 2011. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/17508487.2011.604076.

KROHER, Martina; LEUZE, Kathrin; THOMSEN, Stephan Lothar; TRUNZER, Johannes. Did the. Ssrn Electronic Journal, [S.L.], p. 1-20, 2022. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4114283.

KUSHNIR, Iryna. The voice of inclusion in the midst of neoliberalist noise in the Bologna Process. European Educational Research Journal, [S.L.], v. 19, n. 6, p. 485-505, 16 jul. 2020. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1474904120941694.

LEHRER-STEIN, Janni; BERGER, Jordan. A path towards true inclusion: disabled students and higher education in america. International Journal Of Discrimination And The Law, [S.L.], v. 23, n. 1-2, p. 126-143, 10 mar. 2023. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/13582291231162215.

LINGARD, Bob; HENRY, Miriam; RIZVI, Fazal; TAYLOR, Sandra. Educational Policy and the Politics of Change. London: Routledge, 1997. 205 p

LINO, Murielk Motta; MARTINI, Jussara Gue; BARBIERI-FIGUEIREDO, Maria do Céu. Mobilidade acadêmico-profissional e internacionalização da enfermagem: contributos do processo de bolonha. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 31, p. 10-25, 2022. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2021-0319pt.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 27, n. 94, p. 47-69, abr. 2006. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302006000100003.

MARCON, Telmo. Declaração de Bolonha no contexto de mercantilização da educação superior: o discurso neoliberal dos organismos multilaterais. Revista Espaço Pedagógico, v. 22, n. 2, 2015.

MARTINS, Diléia Aparecida; LEITE, Lúcia Pereira; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.L.], v. 23, n. 89, p. 984-1014, dez. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000400008.

MATěJŏ, Petr; SIMONOVÁ, Natalie. Czech Higher Education Still at the Crossroads. Czech Sociological Review, Praga, v. 39, n. 3, p. 393-410, jan. 2003.

MLADENOV, Teodor. Neoliberalism, postsocialism, disability. Disability & Society, [S.L.], v. 30, n. 3, p. 445-459, 16 mar. 2015. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09687599.2015.1021758.

PLETSCH, Marcia Denise. O que há de especial na educação especial brasileira? Momento - Diálogos em Educação, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 57-70, 22 jul. 2020. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/momento.v29i1.9357.

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Eniceía Gonçalves. Maio de 68 e o modelo social da deficiência: notas sobre protagonismo e ativismo social. Revista Educação Especial, [S.L.], p. 1-22, 22 nov. 2022. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x65328.

PONCE, Omar A.; GÓMEZ-GALÁN, José; PAGÁN-MALDONADO, Nellie. Qualitative research in education. Ijeri: International Journal of Educational Research and Innovation, [S.L.], n. 18, p. 278-295, 19 dez. 2022. Universidad Pablo de Olavide. http://dx.doi.org/10.46661/ijeri.5917.

ROBERTSON, Susan L.; GOMES, Alfredo Macedo; KAY, Roderick Somerville. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do estado?. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 14, n. 42, p. 407-422, dez. 2009. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782009000300002.

ROBERTSON, Susan L.. Spatializing’ the Sociology of Education. In: APPLE, Michael W.; BALL, Stephen J.; GANDIN, Luis Armando (ed.). The Routledge International Handbook of the Sociology of Education. Nova York: Routledge, 2010.

ROBERTSON, Susan L.; DALE, Roger. Towards a ‘critical cultural political economy’ account of the globalising of education. Globalisation, Societies And Education, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 149-170, 11 dez. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/14767724.2014.967502.

RÖMHILD, Antje; HOLLEDERER, Alfons. Effects of disability-related services, accommodations, and integration on academic success of students with disabilities in higher education. A scoping review. European Journal Of Special Needs Education, [S.L.], v. 39, n. 1, p. 143-166, 5 abr. 2023. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/08856257.2023.2195074.

SANTOS, Lucíola Licínio de C. P.. Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa. Educação & Sociedade, [S.L.], v. 33, n. 119, p. 633-645, jun. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302012000200016.

SCHMIDT, Ninoslav Sćukanec; MATIJEVIć, Ana Skledar; ANIC, Zvonimir. Linking quality assurance and the social dimension of higher education: literature review and mapping national practices. Neset Report, [S.L.], v. 1, n. 1, p. 1-71, jan. 2023. Publications Office. http://dx.doi.org/10.2766/146281.

SCHMIDT, Ninoslav Šćukanec; ONIțA, Horia. BFUG Working Group on Social Dimension 2021-2024: Final Report for the Period 2021-2024. Tirana: Bfug, 2024. 48 p.

SHAW, Marta A.; CHAPMAN, David W.; RUMYANTSEVA, Nataliya L.. Organizational culture in the adoption of the Bologna process: a study of academic staff at a ukrainian university. Studies In Higher Education, [S.L.], v. 38, n. 7, p. 989-1003, set. 2013. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/03075079.2011.614336.

STECH, Stanislav. The Bologna Process as a New Public Management Tool in Higher Education. Journal Of Pedagogy / Pedagogický Casopis, [S.L.], v. 2, n. 2, p. 263-282, 1 jan. 2011. Walter de Gruyter GmbH. http://dx.doi.org/10.2478/v10159-011-0013-1.

VERGER, Antoni. A política educacional global: conceitos e marcos teóricos chave. Praxis Educativa, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 9-33, 2019. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.001.

VIDARTE, Adalia; ZAMBRANO, Juanita Reina; MATTHEIS, Allison. Access and equity for students with disabilities in Colombian higher education. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 30, p. 1-22, 3 maio 2022. Mary Lou Fulton Teacher College. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.30.6044.

XAVIER, Amanda; LEITE, Carlinda. Sentidos Pedagógicos do Processo de Bolonha: uma análise a partir de documentos de constituição do espaço europeu de ensino superior. Curriculo Sem Fronteiras, [S.L.], v. 23, p. 1-20, 1 jun. 2023. Curriculo sem Fronteiras. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1962

WALTZ, Mitzi; SCHIPPERS, Alice. Politically disabled: barriers and facilitating factors affecting people with disabilities in political life within the european union. Disability & Society, [S.L.], v. 36, n. 4, p. 517-540, 21 abr. 2020. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09687599.2020.1751075.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

SILVA, Sinomar Soares de Carvalho; PÔRTO JÚNIOR, Francisco Gilson Rebouças. EXPLORANDO A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROCESSO DE BOLONHA: evidências nos documentos do grupo de trabalho da dimensão social. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a57, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a57pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20230. Acesso em: 29 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>