TEACHER TRAINING: use of technologies as tools of interactivity in the teaching process.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p578Keywords:
EaDAbstract
This work entitled: Teacher Training: use of technologies as tools of interactivity in the teaching process. It aimed to analyze teacher training and use of technologies as interactive tools in the teaching and learning process of students. The research was an object of study, aiming to approach the training, the teaching and the use of the technologies. Therefore, it sought theoretical basis in the authors: Anastasiou (2003); Fagundes (1997); Ferreira (2003); Garcia (1999); Libanean (2003); Lévy (1998); Market (1999); Marin (2000); Rocha (2009); among others. In the course of the research, we sought to develop qualitative and documentary analysis. As for the result of the research, the results were satisfactory.
Downloads
References
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, P. L. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.
ANDALÉCIO, A.M. L.; MARTELETO, R. M. A comunicação científica e as Tecnologias da informação e comunicação. 2006. Brasília. Anais. Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.cid.unb.br/Acesso em: 30 mar. 2017
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Ed. Boitempo, São Paulo, 1999.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Senado Federal, Brasília. DF).
CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.
ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. WEBDIÁSPORA: Migrações, TICs e memória coletiva. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 334-363, 25 dez. 2016.
FAGUNDES, L. C.; BASSO, M. V. Informática Educativa e Comunidades de Aprendizagem. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED, 1997.
FERREIRA, Naura Syria Carapelo. Formação Continuada e Gestão da Educação no contexto da cultura globalizada. São Paulo. Cortez, 2003.
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – para uma mudança educativa. Portugal. Porto Editora. 1999.
GONÇALVES MAIA, M. F.; TRINDADE ROCHA, J. D.; MERIQUI RODRIGUES, M. MÍDIAS EDUCATIVAS “MAIS MULHERES”: um centro de documentação interdisciplinar de gênero e comunicação em Palmas, Tocantins, Brasil. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 427-444, 1 jul. 2017.
GOUNET, Thomas. Fordismo e toyotismo na civilização do automóvel. Ed. Boitempo; São Paulo, 1999.
KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada da política de inclusão. Educ. Soc., Campinas, 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br. Acessado em 23/11/2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Oliveira, João Ferreira, Toschi, Mirza Seabra Educação escolar, estrutura e organização, São Paulo: Cortez, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora alternativa, 2001.
LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: Reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MARX, Karl. O Trabalho Alienado. Conceito marxista do homem. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.
MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAI, 1999.
MOURA, A. Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992.
PASINATO, N. M. B.; KOH, N. K. Ambientes de aprendizagem e tecnologias: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 243-275, 14 jan. 2019.
PRIMO, Alex. Interação mediada por computador. 3ª Edição, Porto Alegre: Sulina, 2011.
ROCHA, José Damião Trindade. A presença ausente das tecnologias digitais no curso de pedagogia da UFT: interconexão e hibridações da educação e comunicação como interzona contemporânea. Salvador – BA, 2009.
ROCHA, J. D. T.; SOARES FILHO, V. UAB NA FEDERAL DO TOCANTINS: uma experiência de colaboração, gestão e inovação na educação mediada por tecnologias. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 33-49, 1 maio 2019.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro & ARAUJO. Jose Carlos Souza. & KAPUZINIAK. Célia. Docência. Uma construção ético-profissional. Campinas, SP. Papirus, 2005.
VEIGA, Ilma Passos A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.