Concepções e estratégias da aprendizagem participativa na educação a distância (EAD): contribuição das práticas dialógicas e comunicacionais para a autonomia discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80

Palavras-chave:

Educação a distância, tecnologia educacional, aprendizagem participativa, autonomia, dialogia

Resumo

A partir da premissa de que a efetivação de iniciativas de educação a distância (EaD) tem mantido práticas instrucionistas características da educação tradicional, com a pouca participação e envolvimento dos alunos para a consecução dos modelos pedagógicos progressistas nos quais estes mesmos projetos se baseiam, investigamos o conceito de aprendizagem participativa, a partir de suas concepções teóricas, assim como das estratégias para sua implementação. Além de promover a autonomia dos estudantes, tais princípios se justificam pela redução dos índices de evasão e de falta de motivação característicos desta modalidade. Especificamente, buscamos evidenciar as práticas dialógicas e comunicacionais, no contexto da interatividade dos ambientes tecnológicos como fonte de engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. 

 

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Biografia do Autor

Marcelo Sabbatini, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006.Professor Adjunto II do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Capes).

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

SABBATINI, Marcelo. Concepções e estratégias da aprendizagem participativa na educação a distância (EAD): contribuição das práticas dialógicas e comunicacionais para a autonomia discente. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 80–99, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p80. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1538. Acesso em: 26 dez. 2024.