EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: o combate à pós-verdade e à desinformação no tráfico de mulheres e meninas

Auteurs-es

  • Sandra de Souza Machado Universidad de Cádiz
  • Begoña Sánchez Torrejón Universidad de Cádiz
  • Víctor Amar Rodríguez Universidad de Cádiz

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a6pt

Mots-clés :

Mídia, Educação, Tráfico, Mulheres, Pós-Verdade

Résumé

Análises de dados e reflexões discursivas e metodológicas, nos campos da Comunicação Social e da Educação, sob a ótica dos estudos feministas e de gênero, pela alfabetização midiática para a cidadania sensibilizada no combate ao tráfico de mulheres e meninas. Questionar a violência de gênero na desinformação, falsas notícias (fake news), pós-verdades, e intenções maliciosas. Alfabetização midiática, co-educação e conscientização coletiva funcionam como estratégias de ação no combate ao tráfico de (jovens) mulheres, que atinge graus alarmantes no século 21, inclusive, durante a pandemia mundial do COVID-19.

PALAVRAS-CHAVE: Mídia; Educação; Tráfico; Mulheres; Pós-Verdade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandra de Souza Machado, Universidad de Cádiz

Doutora em História - Estudos de Gênero e Feministas, pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Cinema (Master of Arts in Film and Video), pela The American University, Washington D.C., Estados Unidos. Graduação em Comunicação - Jornalismo (UnB). Jornalista e blogueira no Blog da Igualdade, Correio Braziliense. Professora Visitante do Decanato de Extensão (DEX), UnB. Estágio Pós Doutoral na Universidad de Cádiz, Espanha, em 2020. E-mail: sandramachado14@gmail.com ou sandramachado@unb.br

Begoña Sánchez Torrejón, Universidad de Cádiz

Professora Doutora do Departamento de Didáctica - Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz, Espanha. Licenciada em Pedagogia (Universidad de Granada); Mestrado em Gênero, Identidade e Cidadania (Universidad de Cádiz); Doutorado em Arte e Humanidades (Universidad de Cádiz).

Víctor Amar Rodríguez, Universidad de Cádiz

Doutor e Professor Titular do Departamento de Didática da Faculdade de Educação, Universidad de Cádiz. Diretor do grupo de pesquisa HUM 818 Educomunicação (EDUCOM), pertence ao plano andaluz de pesquisa da Junta de Andaluzia, Espanha. Diretor da revista hachetetepé (http) pertence ao elenco de revistas da Universidade de Cádiz (https://revistas.uca.es/index.php/hachetetepe). Email: victor.amar@uca.es

Références

ABIÉTAR, Miriam; BELMONTE, Jorge; GIMÉNEZ, Elena. Educación, cultura y sociedad: Espacios críticos. Valencia: Tirant lo Blanch, 2018.

AGUADED, J.I.; CABERO, J. (coord.). La educación para la comunicación. La enseñanza de los medios en el contexto iberoamericano. En Educación y medios de comunicación en el contexto iberoamericano. Universidad Internacional de Andalucía, Huelva. 1995.

AMAR, Victor. Leer la vida. Una investigación desde la perspectiva narrativa. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(2); 975-986, 2016.

BRASIL. Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; Secretaria de Políticas para as Mulheres – Presidência da República. Tráfico de Mulheres – Política Nacional de Enfrentamento. Brasília: SPM/PR, 2011.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas; Universidade de Brasília. Departamento de Serviço Social. Saúde, Migração, Tráfico e Violência contra Mulheres – o que o SUS precisa saber. Livro-Texto. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BUTLER, J. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós, 2001.

CABEZA, A. Importancia de la coeducación en los centros educativos. Pedagogía Magna, (8), 2010, pp. 39-45.

CARBONELL, Jaume. La educación es política. Barcelona: Octaedro, 2018.

CORBERA, Enric. El arte de desaprender. Barcelona: El grano de mostaza, 2018.

DE LA HERRÁN, A. ¿Y si nuestra educación estuviese radicalmente equivocada? In Medina, A.; De la Herrán, A. y Domínguez, M. (coords.). Nuevas perspectivas en la formación de profesores (pp. 457-517). Madrid: UNED, 2017.

DE JUAN, Jorge; GAROZ, José; CORRAL, Daniel. Educar en el compromiso con la sociedad. Aularia: Revista Digital de Comunicación, 9(1), 49-52, 2020.

FERRÉS, Joan. Televisión y educación. Barcelona: Paidós, 1994.

HAZEU, Marcel. Pesquisa Tri-Nacional sobre Tráfico de Mulheres do Brasil e da República Dominicana para o Suriname: Uma intervenção em rede. Relatório de pesquisa. Belém, Brasil: Sodireitos, 2008.

KAHNE, J. y BOWYER, B. Educating for Democracy in a Partisan Age: Confronting the Challenges of Motivated Reasoning and Misinformation. American Educational Research Journal (54), 2016, pp. 1-2.

LAURETIS, T. Diferencias. Etapas de un camino a través del feminismo. Madrid: Horas y horas, 2000.

LEAL, Maria Lúcia; LEAL, Maria de Fátima. PESTRAF. Brasília: CECRIA, 2002. Disponível em: http://www.cecria.org.br/pub/livro_pestraf_portugues.pdf

LEITÃO, Ariane. Tráfico de Mulheres – A Exploração Sexual no Brasil e a Violação aos Direitos Humanos. Porto Alegre: Editora Alcance, 2014.

LIVINGSTONE, S. Concepciones convergentes sobre alfabetización mediática. Infoamerica, 5, 2011, pp. 25-37.

LÓPES-JURADO, M.Educación para el siglo XXI.Bilbao: Desclee de Brouwer, 2011.

LOZANO, Mabel. El Proxeneta – La historia real sobre el negocio de la prostitución. Barcelona: Editorial Alrevés, 2017.

MACHADO, Antonio. Poesías completas. Proverbios y cantares – XXIX. Colección Austral A33. Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1969.

MARTÍN JIMÉNEZ, V. y ETURA, D. (coord.). La Comunicación en clave de igualdad de género. Madrid: Fragua, 2016.

MONASTERIO, M., GONZÁLEZ, S.; GARCIA, A. La coeducación en la escuela del siglo XXI. Madrid: Catarata, 2011.

PEREIRA, S.; PINTO, M.; PEREIRA, L. Recursos para la alfabetización mediática: investigación y propuestas para niños. Comunicar, 39, v. XX, 2012, pp. 91-99.

PÉREZ TORNERO J. M. Educación y televisión en un nuevo proyecto educativo. Investigar en la escuela, 41, 2000, pp. 43-50.

PHILLIPS, Anne. The Politics of Presence. New York: Oxford U. Press, 1995.

RODRIGUES, Thaís C. Tráfico Internacional de Pessoas para Exploração Sexual. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

ROSSELLINI, Roberto. Un espíritu libre no debe aprender como esclavo. Escritos sobre el cine y educación. Barcelona: Paidós, 2001.

SCHMIDTZ, David; GOODIN, Robert. El bienestar social y la responsabilidad individual. Madrid: Cambridge University Press, 2000.

SKJEIE, H.; TEIGEN, M. Political Constructions of Gender Equality: Travelling Towards a Gender Balanced Society? NORA Nordic Journal of Women Studies, 13 (3): 187-197, 2005.

UN (ONU). #HearMeToo. #MeEscuteTambém, Violência contra as Mulheres é Pandemia Global, 2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/violencia-contra-as-mulheres-e-pandemia-global-diz-chefe-da-onu/

UNFPA. Impact of the COVID-19 Pandemic on Family Planning and Ending Gender-based Violence, Female Genital Mutilation and Child Marriage – Pandemic threatens achievement of the Transformative Results, 2020. Disponível em: https://www.unfpa.org/resources/impact-covid-19-pandemic-family-planning-and-ending-gender-based-violence-female-genital

_______. Against My Will, 2020. Disponível em: https://www.unfpa.org/swop

UNODC. Mensagem do Secretário-Geral no Dia Internacional contra o Tráfico de Pessoas, 2018. Disponível em:

http://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2018/07/mensagem-do-secretrio-geral-no-dia-internacional-contra-o-trfico-de-pessoas.html

_______. Global Report on Trafficking of Persons. Executive Summary, 2009. Disponível em:

http://www.unodc.org/documents/humantrafficking/Executive_summary_english.pdf

_______. Relatório Sobre Tráfico de Pessoas, 2016. Disponível em: http://www.unodc.org/unodc/data-and-analysis/glotip.html

YOUNG, Robert. Colonial Desire: Hybridity in Theory, Culture, and Race. New York: Routledge, 1995.

ŽIZEK, Slavoj. Menos que nada: Hegel y la sombra del materialismo dialéctico. Madrid: Akal, 2015.

Publié-e

2020-10-01

Comment citer

MACHADO, Sandra de Souza; SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña; AMAR RODRÍGUEZ, Víctor. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: o combate à pós-verdade e à desinformação no tráfico de mulheres e meninas. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 6, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9969. Acesso em: 22 nov. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s