APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: usos na/da internet
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p276Palavras-chave:
Redes sociais; Apropriação Tecnológica; Análise Crítica do Discurso; Cultura Digital.Resumo
O objeto de análise é a linguagem memética nas redes sociais na internet como meio de apropriação tecnológica e de cultura de compartilhamento de mensagens. Utilizo como referencial teórico e metodológico a análise crítica do discurso formulada por Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). Concluo que os memes podem se constituir num instrumento de mediação cultural e de análise crítica da política brasileira e também como um recurso que não deve ser desvinculado das práticas educativas nas instituições escolares.
PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Apropriação Tecnológica; Análise Crítica do Discurso; Cultura Digital.
ABSTRACT
The object of analysis is the memetic language in social networks on the Internet as a means of technological appropriation and a culture of message sharing. I use as theoretical and methodological reference the critical analysis of the discourse formulated by Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). I conclude that memes can be an instrument of cultural mediation and critical analysis of Brazilian politics and also as a resource that should not be dissociated from educational practices in school institutions.
KEYWORDS: Social networks; Technological Appropriation; Critical Discourse Analysis; Digital Culture.
RESUMEN
El objeto de análisis es el lenguaje memético en las redes sociales en Internet como medio de apropiación tecnológica y de cultura de compartir mensajes. Utilizo como referencial teórico y metodológico el análisis crítico del discurso formulado por Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). Concluyo que los memes pueden constituirse en un instrumento de mediación cultural y de análisis crítico de la política brasileña y también como un recurso que no debe ser desvinculado de las prácticas educativas en las instituciones escolares.
PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Apropiación Tecnológica; Análisis Crítico del Discurso; Cultura Digital.
Downloads
Referências
BLACKMORE, Susan. The Meme Machine. Oxford: Oxford University Press, 1999.
BOYD, D. M, ELLISON, N. B. Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 2007.
BUZATO. M. Cultura digital, e apropriação ascendente: apontamentos para uma educação 2.0. Educ. rev., v. 26, n. 3, p. 283-303, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/W26y3L> Acesso em: 21 set. 2018.
DAWKINS, R. O Gene Egoísta. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1976.
DENNET, Daniel C. Memes and the Exploitation of Imagination. Journal of Aesthetics and Art Criticism, p.127-135, 1990.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and power. New York: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Cambridge: Polity Press, 1992.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Ed. UnB, 2001.
FONTANELLA, F. O que é um meme na Internet? Proposta para uma problemática da memesfera. In: Anais III Simpósio Nacional ABCiber, São Paulo, 2007.
LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma cibe democracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
MCLUHAN, M. O meio é a Mensagem In: Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Citrix, 1969.
MCLUHAN, M. Galáxia de Gutemberg. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1977.
MULKAY, M. On Humour. London: Sage, 1988.
RECUERO, Raquel. Memes em Weblogs: proposta de uma taxonomia. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação (COMPÓS), 15., 2006, Bauru, SP. [Anais...] Bauru, 2006.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SCHIFMAN, L. Memes in digital culture. Inglaterra: The Mit Press, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.