APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: usos na/da internet

Palavras-chave: Redes sociais; Apropriação Tecnológica; Análise Crítica do Discurso; Cultura Digital.

Resumo

O objeto de análise é a linguagem memética nas redes sociais na internet como meio de apropriação tecnológica e de cultura de compartilhamento de mensagens. Utilizo como referencial teórico e metodológico a análise crítica do discurso formulada por Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). Concluo que os memes podem se constituir num instrumento de mediação cultural e de análise crítica da política brasileira e também como um recurso que não deve ser desvinculado das práticas educativas nas instituições escolares.

 

PALAVRAS-CHAVE: Redes sociais; Apropriação Tecnológica; Análise Crítica do Discurso; Cultura Digital.  

 

ABSTRACT

The object of analysis is the memetic language in social networks on the Internet as a means of technological appropriation and a culture of message sharing. I use as theoretical and methodological reference the critical analysis of the discourse formulated by Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). I conclude that memes can be an instrument of cultural mediation and critical analysis of Brazilian politics and also as a resource that should not be dissociated from educational practices in school institutions.

 

KEYWORDS: Social networks; Technological Appropriation; Critical Discourse Analysis; Digital Culture.

 

 

RESUMEN

El objeto de análisis es el lenguaje memético en las redes sociales en Internet como medio de apropiación tecnológica y de cultura de compartir mensajes. Utilizo como referencial teórico y metodológico el análisis crítico del discurso formulado por Norman Fairclough (1989, 1992, 2001). Concluyo que los memes pueden constituirse en un instrumento de mediación cultural y de análisis crítico de la política brasileña y también como un recurso que no debe ser desvinculado de las prácticas educativas en las instituciones escolares.

 

PALABRAS CLAVE: Redes sociales; Apropiación Tecnológica; Análisis Crítico del Discurso; Cultura Digital.

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Biografia do Autor

Andréa Villela Mafra da Silva, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais (FORPROTEC/CNPq). E-mail: av.mafra@hotmail.com. 

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Publicado
2019-05-01
Como Citar
MAFRA DA SILVA, A. V. APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA E CULTURA DIGITAL: usos na/da internet. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 276-292, 1 maio 2019.