INFLUENCERS DE CRISTO: evangelización en los canales brasileños de YouTube Fafismelo y Fabibertotti
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a9ptPalabras clave:
YouTube, Evangelización, Youtuber, Internet, ReligiónResumen
YouTube es una de las redes sociales en las que más crece el evangelismo en Internet, donde los youtubers empiezan a ganar aún más relevancia que los líderes tradicionales, como sucedió con Fabiola Melo y Fabiana Bertotti. Este texto busca investigar cómo las diez producciones más vistas de sus canales, FafisMelo y FabiBertotti, trabajan con la evangelización. Mientras que Fabiana evangeliza en todos los temas, incluidas citas de la Biblia, y señala cómo un cristiano debe actuar y comportarse en situaciones, especialmente las sexuales, Fabiola evangeliza más directamente en algunos videos, aunque con frecuencia presenta dialectos cristianos y principios bíblicos en sus pensamientos
Descargas
Citas
BERNARDAZZI, Rafaela. Youtubers e as relações com a produção audiovisual. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), São Paulo, 2016.
BUDKE, Sidnei. Mídia & Religião: conflitos e oportunidades do diálogo inter-religioso no ciberespaço. In: Anais do Congresso Estadual de Teologia. São Leopoldo: EST, v. 2, 2015.
CARREIRA. Krishma. Youtuber e conteúdo audiovisual propagável. 2015. In: Anais do Simpósio Internacional de Tecnologia e Narrativas Digitais. São Luís: UFMA, 2015.
CARVALHO, Israel. Mídias sociais: um espaço para a evangelização utilizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas. Dissertação (Mestrado em Teologia). Faculdades EST, São Leopoldo-RS, 2016.
FANTONI, Francieli. A circulação discursiva de Macedo e Santiago nas redes sociais Twitter e Facebook. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. 125-145.
FARIA, Ana; MARINHO, Felipe. Influenciadores digitais: um estudo sobre a popularidade através do Youtube. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), Curitiba, 2017.
GIL FILHO, Sylvio. Espaço de representação e territorialidade do sagrado: notas para uma teoria do fato religioso. Revista Ra’e Ga, Curitiba, v. 3, 1999, p. 81-120.
MARTINO, Luis. A pesquisa em média e religião no Brasil: articulações teóricas na formação de uma área de estudos. PUC-SP, São Paulo, 2014.
MARTINO, Luis. Mídia, religião e sociedade: das palavras às redes digitais. São Paulo: Paulus, 2016.
MARTINS, Allysson; RIVERO, Thaís. Da TV à internet, dos televangelistas aos youtubers: apontamentos sobre canais evangélicos no YouTube. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processo Sociais. Porto Alegre: Unisinos, 2019.
MIKLOS, Jorge. A construção de vínculos religiosos na cibercultura: a ciber-religião. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2010.
PÉRSIGO, Patrícia; FOSSÁ, Maria. Da sociedade midiática à midiatizada: uma atualização da comunicação organizacional. In: Anais do XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul), Novo Hamburgo-RS, 2010.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROSA, Ana. Midiatização da religião como experiência vivida. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. 209-227.
SANCHOTENE, Carlos. Religi@o 2.0: interações entre igreja e fiéis no blog do bispo Edir Macedo. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio Doce dos Sinos (UNISINOS), Porto Alegre, 2011.
SOUZA, Catiane. Assembleias de Deus em vias de midiatização: entre dizeres e silêncios. In: Anais do I Seminário de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais. São Leopoldo-RS: UNISINOS, 2016, p. p. 147-167.
SILVA, Cristiomar; NALINI, Lauro. Religião e mídias sociais: a disseminação do discurso religioso no Facebook. Revista Panorama, Goiânia, v.5, n. 1, jan/dez. 2015, p. 65-77.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.