CHEGANDO AO CAMPO: uma perspectiva goffmaniana da interação entre pesquisador e entrevistados em um estudo de Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a3ptPalavras-chave:
Comunicação, Metodologia, Pesquisa de campo, subjetividade, pesquisa em graduaçãoResumo
Este artigo delineia algumas questões metodológicas levantadas durante a realização de uma pesquisa de graduação em Comunicação sobre fofocas no ambiente escolar realizada em uma instituição particular de São Paulo. O foco do texto, na perspectiva da micro-análise de Goffman, é o momento inicial de interação entre o sujeito-pesquisador e a turma de alunos da entrevista. São destacados três aspectos: (1) os bastidores da pesquisa e a preparação para o campo; (2) a chegada e a apresentação mútua entre sujeito-pesquisador e os participantes e (3) o estabelecimento de uma situação de aceitação e familiaridade. Esses elementos são discutidos contra o pano de fundo das questões teóricas e metodológicas da Comunicação.
Downloads
Referências
BECKER, F. Reflexões de um quinto de pesquisadora. In: MALDONADO, A. E. et alli. Metodologias de Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CARVALHO, Carlos A. Aportes para a concepção do conceito goffmaniano de enquadramento e suas interconexões com a noção de contexto. XX ENCONTRO DA COMPÓS. Anais… Porto Alegre: UFRGS, 14 a 17 de junho de 2011.
CASTRO, Camila P. Ordem da interação, embaraço e agência do self na obra de Erving Goffman. Teoria & Sociedade, no. 20, Vol. 1, jan-jun. 2012, pp. 198-217.
CORAZZA, S. M. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1996.
DYNEL, Marta. Revisiting Goffman’s postulates on participant statuses in verbal interaction. Language and linguistics compas, no. 5, vol. 7, 2011, pp. 454-465.
GASTALDO, E. Goffman, descobridor do cotidiano. Rio de Janeiro: Tomo, 2004.
GEORGE, Ashley J. Presenting the self: an interactive approach to teaching interpersonal awareness and maintaining face. Communication teacher, Vol. 27, no. 2, abril 2013, pp. 81-84.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2013
GOFFMAN, Erving. Comportamento em lugares públicos. Petrópolis: Vozes, 2014.
GOFFMAN, Erving. On Fieldwork. Journal of Contemporary Ethnography, Vol. 18, no. 2, Julho 1989, pp. 123-132.
GUTERRES, A. Bolsista de iniciação científica: a ponte entre o cidadão e o pesquisador. In: MALDONADO, A. E. et alli. Metodologias de Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2006.
LEEDS-HURWITZ, W. Erving Goffman as communication theorist. Encontro Anual da ICA. Nova Orleans: Anais… Nova Orleáns, 2004.
MESQUITA, Ana C. V.; COSTA, Rafael R. A interferência da construção e manutenção das fachadas e das narrativas de vida na visão da “vida real”. XL INTERCOM. Anais… Joinville: 2 a 8 de setembro de 2018.
MIRANDA, F. C.; MALCHER, M. A. Projeto de Pesquisa CIECz: um “ritual” de iniciação científica. X Intercom Norte. Anais… Boa Vista: 01 a 03 de junho de 2011.
NEGRÃO, S. M. V. A construção da tese: caminhos traçados e sentimentalmente seguidos. In: MACIEL, L. S. M.; VIEIRA, R. A.; SOUZA, F. C. L. (Orgs.) Pesquisa em educação: diferentes abordagens teórico-metodológicas. Maringá: Ed. UEM, 2014.
NOGUEIRA, M. A.; CANAAN, M. G. Os “iniciados”: bolsistas de iniciação científica e suas trajetórias acadêmicas. Tomo, no. 15, vol. 1, Jul./Dez. 2009, pp. 41-70.
ROSENBERG, Laura. Etnografía del trabajo periodístico. Comunicación y Sociedad, Núm. 28, enero-abril, 2017, pp. 87-109.
SANDERS, Robert E. The representation of self through the dialogic properties of talk and conduct. Language and dialogue, no. 2, Vol. 1, 2012, pp. 28-40.
STRAUSS, Roger A. Changing the definition of the situation. The development of Clinical and Applied Sociology. Vol. 7, no. 1, Jan. 1989, pp. 123-135.
WINKIN, Yves; LEEDS-HURWITZ, Nathalie. Erving Goffman. Nova York: Peter Lang, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Observatório
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.