CHEGANDO AO CAMPO: uma perspectiva goffmaniana da interação entre pesquisador e entrevistados em um estudo de Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a3ptPalabras clave:
Comunicação, Metodologia, Pesquisa de campo, subjetividade, pesquisa em graduaçãoResumen
Este artigo delineia algumas questões metodológicas levantadas durante a realização de uma pesquisa de graduação em Comunicação sobre fofocas no ambiente escolar realizada em uma instituição particular de São Paulo. O foco do texto, na perspectiva da micro-análise de Goffman, é o momento inicial de interação entre o sujeito-pesquisador e a turma de alunos da entrevista. São destacados três aspectos: (1) os bastidores da pesquisa e a preparação para o campo; (2) a chegada e a apresentação mútua entre sujeito-pesquisador e os participantes e (3) o estabelecimento de uma situação de aceitação e familiaridade. Esses elementos são discutidos contra o pano de fundo das questões teóricas e metodológicas da Comunicação.
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