INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: subjetividade e afetividade na pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p574

Palavras-chave:

Iniciação Científica; Comunicação; Epistemologia; Pesquisa

Resumo

Este texto delineia o processo de tomada de decisões epistemológicas por alunas e alunos de graduação na elaboração de pesquisas de Iniciação Científica realizadas na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, entre 2016 e 2017. Catorze pesquisadores discentes foram entrevistados, focalizando três momentos: (a) a escolha do objeto de pesquisa; (b) a definição do referencial teórico e (c) a experiência de pesquisa como um todo. Os resultados sugerem a presença de um forte componente subjetivo e afetivo nas escolhas articulado com as dinâmicas de campo e demandas formais de pesquisa. Além disso, os pesquisados indicam o potencial de desafio e transformação no todo da experiência.

 

PALAVRAS-CHAVE: Iniciação Científica; Comunicação; Epistemologia; Pesquisa

 

 

ABSTRACT

This text presents the results of interviews conducted to understant some epistemological aspects of research developed at Casper Libero Faculty of Media by undergraduates. The in-depth interviews with the junior researchers focused on three main research aspects: (a) the definition of the research object, (b) the choice of the theoretical frame and (c) the moment of writing. Main findings have shown that students highlight as “good experiences” a high degree of autonomy in the subject’s choice blended with a supportive, non-directive, supervision for theory and writing.

 

KEYWORDS: Theory; Epistemology; Junior Research; Communication

 

 

RESUMEN

Este texto delinea el proceso de toma de decisiones epistemológicas por estudiantes de graduación en la elaboración de investigaciones de Iniciación Científica realizadas en la Facultad Cásper Líbero, en São Paulo, entre 2016 y 2017. Catorce investigadores discentes fueron entrevistados, enfocando tres momentos: (a) la elección del objeto de pesquisa; (b) la definición del referencial teórico y (c) la experiencia de investigación como un todo. Los resultados sugieren la presencia de un fuerte componente subjetivo y afectivo en todo proceso, articulado con las dinámicas de campo y demandas formales de investigación. Además, los encuestados indican el potencial de desafío y transformación en el todo de la experiencia.

 

PALABRAS CLAVE: Iniciación Cientifica; Pesquisa; Epistemologia; Comunicación

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Biografia do Autor

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Especialização em Teorias e Técnicas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). E-mail: lsmartino@gmail.com

Vitória P. Amá, Faculdade Cásper Líbero

Graduanda em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: vitzsche@gmail.com.

Rafaela Artero do Nascimento, Faculdade Cásper Líbero

Graduanda em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: rafa.artero.n@gmail.com.

Fabíola Balaratti Chechetto, Faculdade Cásper Líbero

Mestranda em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: fabiolachechetto@gmail.com.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

MARTINO, Luis Mauro Sá; AMÁ, Vitória P.; NASCIMENTO, Rafaela Artero do; CHECHETTO, Fabíola Balaratti. INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO: subjetividade e afetividade na pesquisa. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 574–596, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p574. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre