Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO.

Autores

  • Ivete Antunes Corrêa Universidade Federal do Tocantins
  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • Sara Dias-Trindade Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10pt

Palavras-chave:

Educação; Aprendizagem; Competências digitais; Tecnologia.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar o nível de proficiência digital dos professores que lecionam para o ensino médio em escolas públicas estaduais do município de Palmas-TO. A investigação se pautou na aplicação de survey através da plataforma google forms, tendo como instrumento de coleta de dados uma autoavaliação baseada no questionário DigCompEdu - Digital Competence Framework for Educators, desenvolvido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), com adequações e validação para a realidade brasileira. Concluídas as análises verificou-se que a maioria dos 182 professores situa-se no nível B1-Integrador, nível considerado moderado.

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Biografia do Autor

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutoranda pela Univ. de Coimbra, pós doutora pela UNESP, Dra. em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. suzanagilioli@yahoo.com.br. Universidade Federal do Tocantins, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas. Avenida NS 15, Quadra 109 Norte, Sala 33, Bloco III, Câmpus de Palmas, CEP 77001-090, Palmas/TO.

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Pós-Doutorada em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Doutora em Didática da História Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

CORRÊA, Ivete Antunes; NUNES, Suzana Gilioli da Costa; DIAS-TRINDADE, Sara. Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas - TO. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 1, p. a10pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8270. Acesso em: 22 dez. 2024.

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