APRENDER A DESAPRENDER PARA UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA: um olhar epistemológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p900

Palavras-chave:

Aprendizado, desaprendizado, reaprendizado e educação permanente

Resumo

O presente trabalho corresponde a uma reflexão sobre várias teorias e abordagens à aprendizagem e sua relevância na formação de agentes sociais, reflexão que emerge da prática da formação, e levando em conta o fato de que o significado do que significa aprender e como é isso O que se aprende não está no centro da discussão nas universidades da América Latina, em que se dá mais ênfase ao que ensinar do que a como ensinar.

 

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizado; desaprendizado; reaprendizado e educação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Salum Tomé, Universidade do Chile

Doctor en educacion, Universidade de Chile/Aconcagua, Doctor en educacion, Universidade Autonoma de Madrid y Doctor internacional en educacion, Universidade Autonoma de Madrid. E-mail: josesalum@gmail.com. 

Referências

ATHERTON, J.S. (2003). Doceo: Learning as Loss 1. Perspective. Reading, Mass.: Addison-Wesley. www.doceo.co.uk/original/learnloss1.htm. (Consultado el 7 de febrero de 2005).

BLIGH, D.A. (2000). What’s the use of lectures? San Francisco: Jossey Bass Publishers.

BOLÍVAR, A. (2000). Los centros educativos como organizaciones que aprenden. Promesas y realidades. Madrid: Aula Abierta.

CLAXTON, G. (2001). Aprender. El reto del aprendizaje continuo. Barcelona: PAIDOS.

COTTÍN, A. G. (2001). “Desaprender Primero.” www.utp.ac.pa/articulos/desaprender.html (Consultado el 26 de febrero de 2004).

DIRKX, J. M. (2001). “The Power of Feelings: Emotion, Imagination and the Construction of Meaning in Adult Learning.” En Sharan B. Merriam (ed.) The New Update on Adult Learning Theory. San Francisco: Jossey-Bass.

DRUCKER, P. (2002). Escritos fundamentales. Buenos Aires: Editorial Sudamericana.

ECHEVERRÍA, R. (2002). Ontología del lenguaje. 6ta ed. Santiago de Chile: Océano.

FREIRE, P. (1999). “Enseñar no es transferir conocimiento.” Pedagogía de la Autonomía.

GOLEMAN (1995). Emotional Intelligence. New York: Bantam Books.

HEIFETZ, R. y M. Linsky (2003). Liderazgo sin límites. Manual de supervivencia para managers. Barcelona: PAIDOS.

HERON, J. (1999). The Complete Facilitator’s Handbook. Londres: Kogan Page.

KEGAN, R. (2000). “What “Form” Transforms? A Constructive Development Approach to Transformative Learning.” En Jack Mezirow and Associates, Learning as Transformation. San Francisco: JosseyBass Publishers.

KEGAN, R. (1982). The Evolving Self. Problems and Process in Human Development. Cambridge: Harvard University Press.

KITCHENER, K. (1983) “Cognition, Metacognition and Epistemic Cognition.” Human Development. 26: 222-223.

LEAMNSON, R. (2000). “Learning as Biological Brain Change.” Change, p. 34-40.

MINTZBERG, H. (2004). “Third-Generation Management Development.” Training and Development. March.

MORIN, E.; E. R. Ciurana y R. D. Motta (2002). Educar en la era planetaria. Barcelona: Gedisa.

MORIN, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Paris:

UNESCO.

OBERLECHNER, T. y V. MAYER-SCHOENBERGER (2002). “Through Their Own Words: Towards a New Understanding of Leadership Through Metaphors.” Faculty Research Working Paper Series, John F. Kennedy School of Government, Harvard University.(Disponible en http://ssrn.com/abstract_id=357542).

PAGÉS, A. (2000). “Profesionalización en entornos virtuales integrados.” En DUART, José M. y Albert SANGRÁ (comps.) Aprender en la virtualidad. Ediciones de la Universitat Oberta de Catalunya. Barcelona: GEDISA.

RAMSEY, J. V. (2002). “Learning journals and learning communities.” Journal of Management Education 26(4).

REYNOLDS, M. (1999). “Grasping the Nettle: Possibilities and Pitfalls of a Critical Management Pedagogy.” British Journal of Management

SALINAS, C. (2002). “Aprender y desaprender. Técnicas de Estudio para gente mayor.” Http://usuarios.iponet.es/ddt/desaprender.htm (Consultado el 26 de febrero de 2004).

SCHULMAN, L. (1999). “Taking Learning Seriously.” Change.

TAYLOR, K.; C. Marienau y M. Fiddler (2000). Developing Adult Learners. Strategies for Teachers and Trainers. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.

webgrafía

www.eligeeducar.cl › Cómo aprenden los niños

conversandoenpositivo.cl/.../index.php?

www.monografias.com › Educacion

https://www.nubemia.com/aula-invertida-otra-forma-de-aprender/

https://www.goconqr.com/es/ensenar/aula-invertida

hhttps://educrea.cl/aprendizaje-basado-en-problemas-el-metodo-abp/ttps://www.cae.net/es/4-pilares-fundamentales-del-aula-invertida-o-flipped-classroom/

sitios.itesm.mx/va/dide2/tecnicas_didacticas/abp/abp.pdf

https://inclusioncalidadeducativa.wordpress.com/.

Publicado

2018-08-01

Como Citar

TOMÉ, José Manuel Salum. APRENDER A DESAPRENDER PARA UMA APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA: um olhar epistemológico. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 900–922, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p900. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5636. Acesso em: 29 mar. 2024.