EXISTEM ELEITORES QUE COMERCIALIZAM O VOTO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p816

Palavras-chave:

Comportamento do eleitor, Comércio do voto, Determinantes do voto

Resumo

Através de pesquisas de opinião pública realizadas no período eleitoral revelamos que existem eleitores dispostos a comercializarem o voto. Este é o principal objetivo deste artigo. Vasta literatura sobre o comportamento do eleitor existe. Contudo, com uma única exceção, não existem pesquisas acadêmicas que revelam à disposição do eleitor em troca o voto por alguma coisa. Este artigo foge do lugar-comum, ao mostrar que o comércio do voto existe, inclusive entre eleitores que declaram que não desejam mudar a sua escolha eleitoral às vésperas da eleição.

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Biografia do Autor

Adriano Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor de diversos livros sobre eleições, dentre os quais Eleições não são para principiantes: interpretando eventos eleitorais no Brasil, Editora Juruá, 2014. E-mail: adrianopolitica@uol.com.br

Carlos Gadelha, Instituto de Pesquisa Uninassau

Mestre em Estatística pela UFPE. Estatístico do Instituto de Pesquisa Uninassau. E-mail: carlos.gadelha@hotmail.com

Simara Costa, Instituto de Pesquisa Uninassau

Mestre em Estatística pela Universidade Rural de Pernambuco. Estatística do Instituto de Pesquisa Uninassau. E-mail:simaracosta@hotmail.com.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

OLIVEIRA, Adriano; GADELHA, Carlos; COSTA, Simara. EXISTEM ELEITORES QUE COMERCIALIZAM O VOTO?. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 816–832, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p816. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4999. Acesso em: 24 nov. 2024.

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