Idolatria ou demonização: o que os candidatos do ENEM pensam do Estado?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p345Palavras-chave:
Estado brasileiro, Idolatria, Demonização, Candidatos ao EnemResumo
Este artigo tem o objetivo de responder a seguinte indagação: Os estudantes brasileiros, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), idolatram o Estado ou o demonizam? Esta indagação surge em razão do profícuo debate ente Melo (2016) e Souza (2015; 2016) sobre a demonização ou não do Estado na sociedade brasileira. Como tal debate carece de dados empíricos, buscamos, inicialmente, em Almeida (2007) e Lamounier e Souza (2010) argumentos para responder a indagação proposta. Porém, os argumentos dos autores citados nos conduzem a interpretar as opiniões dos candidatos do Enem. Pesquisa de opinião pública realizada entre estes candidatos nos conduzem a resposta ao problema proposto.
.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alberto. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.
MELO, Marcus André. Raízes de um Brasil político: os caminhos de um projeto iliberal. Folha de S. Paulo, 31 jan. 2016.
MENDES, Marcos. Por que o Brasil cresce pouco?: desigualdade, democracia e baixo crescimento no Brasil do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
SOUZA, Amaury de; LAMOUNIER, Bolívar. A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
SOUZA, Jesse. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.
______. Jesse. A quem serve a classe média indignada? Folha de S. Paulo, 10 jan. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.