Idolatria ou demonização: o que os candidatos do ENEM pensam do Estado?

Palavras-chave: Estado brasileiro, Idolatria, Demonização, Candidatos ao Enem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de responder a seguinte indagação: Os estudantes brasileiros, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), idolatram o Estado ou o demonizam? Esta indagação surge em razão do profícuo debate ente Melo (2016) e Souza (2015; 2016) sobre a demonização ou não do Estado na sociedade brasileira. Como tal debate carece de dados empíricos, buscamos, inicialmente, em Almeida (2007) e Lamounier e Souza (2010) argumentos para responder a indagação proposta. Porém, os argumentos dos autores citados nos conduzem a interpretar as opiniões dos candidatos do Enem. Pesquisa de opinião pública realizada entre estes candidatos nos conduzem a resposta ao problema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciência Política. Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Autor de diversos livros sobre eleições, dentre os quais Eleições não são para principiantes: interpretando eventos eleitorais no Brasil, Editora Juruá, 2014. E-mail: adrianopolitica@uol.com.br

Carlos Gadelha, Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN)

Mestre em Estatística pela UFPE. Doutorando em Sistema da Informação na UFPE. Estatístico do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). E-mail: carlos.gadelha@hotmail.com

Referências

ALMEIDA, Alberto. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.

MELO, Marcus André. Raízes de um Brasil político: os caminhos de um projeto iliberal. Folha de S. Paulo, 31 jan. 2016.

MENDES, Marcos. Por que o Brasil cresce pouco?: desigualdade, democracia e baixo crescimento no Brasil do futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

SOUZA, Amaury de; LAMOUNIER, Bolívar. A classe média brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SOUZA, Jesse. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.

______. Jesse. A quem serve a classe média indignada? Folha de S. Paulo, 10 jan. 2016.

Publicado
2016-05-30
Como Citar
OLIVEIRA, A.; GADELHA, C. Idolatria ou demonização: o que os candidatos do ENEM pensam do Estado?. Revista Observatório , v. 2, n. 2, p. 345-359, 30 maio 2016.