ELIAS MACHADO DISCUTE A FORMAÇÃO DO DOCENTE E DO ESTUDANTE DE JORNALISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p619

Palavras-chave:

jornalismo, formação, comunicação, curriculo

Resumo

Doutor em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), professor da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital, o jornalista Elias Machado é uma referência nacional quando o assunto é o ensino de Jornalismo. Consultor Ad Hoc (CAPES), (CNPq), (SBPJOR), (COMPÓS), (INTERCOM) e (FNPJ), Machado tem vasta experiência nas áreas de Teorias do Jornalismo, Metodologias de Pesquisa, Jornalismo Digital e Impresso. 

Nesta entrevista, ele discute a deficiências da educação na área em faculdades públicas e privadas e alerta: "Temos que garantir que o aluno fique menos tempo em sala de aula. Nós temos que racionalizar e integrar as disciplinas para que sobre mais tempo para pesquisa e extensão".

Ele aproveita a conversa para debater, ainda, as implicações que as novas diretrizes do curso, discutidas e implementas em todas as universidades do país, podem acarretar à carreira, bem como os dilemas sobre prática e teoria, produção laboratorial e formação de professores, entre outras dicotomias que afligem quem trabalha com comunicação social, seja no mercado, na pesquisa ou na sala de aula. Além disso, Machado critica nesse espaço de reflexão, as pesquisas que fazem uma mera análise de dados e incentiva os estudos aplicados. " porque a crítica pela crítica não resolve o problema da demanda social". Assumidamente um pesquisador polêmico e provocador, justifica: "se eu estudei e me preparei foi para enfrentar os problemas. Não tem sentido eu chegar num lugar e dizer mais do mesmo, as pessoas não precisam ouvir mais do mesmo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Cristina Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  (UFMS). graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.. E-mail: thaisabu@gmail.com.

Referências

sem referências

Publicado

2017-05-01

Como Citar

GEHLEN, Marco Antônio; REINO, Lucas Santiago Arraes; BUENO, Thaisa Cristina. ELIAS MACHADO DISCUTE A FORMAÇÃO DO DOCENTE E DO ESTUDANTE DE JORNALISMO NA CONTEMPORANEIDADE. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 619–633, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p619. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3117. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.