Caru Schwingel defende incluir programação digital na formação do novo jornalista
Palavras-chave:
jornalista, profissão, comunicação, entrevistaResumo
Pioneira nas pesquisas de Jornalismo para as plataformas digitais, Carla Andrea Schwingel, Caru Schwingel como assina suas publicações, é uma estudiosa da cibercultura. Doutora em Ciberjornalismo no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, quando integrou o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJol), e pós-doutora em Fotônica e Novas Mídias no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), e também uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital, em São Paulo, local que promove discussão de projetos voltados à inovação e jornalismo na web. Autora dos livros “Mídias Digitais: produção de conteúdos para a web” e "Ciberjornalismo", Caru Atualmente é pesquisadora do Centro de Altos Estudos da ESPM/SP, onde atua como professora no curso de Jornalismo. Nessa entrevista concedida durante o Simpósio de Ciberjornalismo, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ela defende uma nova formação para o profissional de imprensa tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço.
Downloads
Referências
SCHWINGEL, C. A. A teoria e a prática na concepção de uma ferramenta de publicação para o jornalismo digital. In: MACHADO. E; PALÁCIOS. M. (Orgs.). Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Calandra, 2003. 187 -211.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.