Caru Schwingel defende incluir programação digital na formação do novo jornalista

Autores

Palavras-chave:

jornalista, profissão, comunicação, entrevista

Resumo

Pioneira nas pesquisas de Jornalismo para as plataformas digitais, Carla Andrea Schwingel, Caru Schwingel como assina suas publicações, é uma estudiosa da cibercultura. Doutora em Ciberjornalismo no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, quando integrou o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJol), e pós-doutora em Fotônica e Novas Mídias no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP), e também uma das fundadoras da Casa da Cultura Digital, em São Paulo, local que promove discussão de projetos voltados à inovação e jornalismo na web. Autora dos livros “Mídias Digitais: produção de conteúdos para a web” e "Ciberjornalismo", Caru Atualmente é pesquisadora do Centro de Altos Estudos da ESPM/SP, onde atua como professora no curso de Jornalismo. Nessa entrevista concedida durante o Simpósio de Ciberjornalismo, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ela defende uma nova formação para o profissional de imprensa tendo em vista a arquitetura da informação e a elaboração de conteúdos para o ciberespaço. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Comunicação Social pela PUC do Rio Grande do Sul; Mestre em Letras e professora assistente do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão. E-mail: thaisabu@gmail.com

Lucas Santiago Arraes Reino, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Comunicação pela PUC-RS e professor adjunto no curso de Jornalismo na UFMA de
Imperatriz. E-mail: lucasreino@gmail.com. 

Referências

SCHWINGEL, C. A. A teoria e a prática na concepção de uma ferramenta de publicação para o jornalismo digital. In: MACHADO. E; PALÁCIOS. M. (Orgs.). Modelos de Jornalismo Digital. Salvador: Calandra, 2003. 187 -211.

Publicado

2015-12-10

Como Citar

BUENO, Thaisa; REINO, Lucas Santiago Arraes. Caru Schwingel defende incluir programação digital na formação do novo jornalista. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 258–264, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1649. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)