CARTOGRAFIA DOS SABERES E HISTÓRIAS DE VIDA: aproximações metodológicas para a pesquisa com ‘sujeitos entre mundos’, na perspectiva de ‘com-versar’ lugares e sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a11ptPalavras-chave:
Cartografia dos Saberes; História de Vida; Comunicação; Turismo de Intercâmbio; ‘Sujeito entre mundos’.Resumo
O texto se propõe a discutir transversalizações da estratégia metodológica Cartografia dos Saberes com a abordagem de História de Vida, na perspectiva de ‘com-versar’ lugares e sujeitos, através de relato parcial de pesquisas em andamento, na Universidade de Caxias do Sul. O objetivo deste artigo é a caracterização e aproximação das duas abordagens metodológicas, refletindo a partir de pesquisa sobre o intercâmbio internacional como experiência ‘entre mundos’. Verifica-se que as duas abordagens, Cartografia dos Saberes e História de Vida, valorizam os sujeitos envolvidos e sua trama subjetiva da pesquisa, bem como reconhecem valor da história, as marcas do tempo e seus entrelaçamentos com os diversos ecossistemas do mundo da vida, para a Ciência Contemporânea.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Caosmose, desterritorialização e amorosidade na comunicação. Questões Transversais: Revista de epistemologias da comunicação, São Leopoldo, 2014. São Leopoldo - Rio Grande do Sul, v. 2, n. 4, p. 98-105, 2014.
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. “Amar la trama más que el desenlace!”: Reflexões sobre as proposições Trama Ecossistêmica da Ciência, Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, na pesquisa em Turismo. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 1, p. 41-64, 2020.
BRIOSCHI, Lucila Reis; TRIGO, Maria Helena Bueno. Relatos de vida em ciências sociais: considerações metodológicas. Ciência e Cultura, v. 39, n.7. 119-126, 1987.
DI DONÉ, Patrícia; GASTAL, Susana. Intercâmbio: um Segmento Turístico Cultural, Educacional, Profissional e Humano. Anais do VII Seminário de pesquisa em Turismo de Mercosul, Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/intercambio_um_segmento_turistico.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 30.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MINAYO, Marília Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
MATURANA, Humberto R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; WALGER, Carolina de Souza; ROGLIO; Karina de Déa. História De Vida: uma possibilidade metodológica de pesquisar os aspectos subjetivos no processo de tomada de decisão. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 439-468, 2014.
NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade de; ARAUJO, Adriana Dias Gomide; PIMENTA, Denise Aparecida Oliveira. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 12, n. 2, São João del Rei, p. 466-485, 2017.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Editora Estação Liberdade. São Paulo, 1989.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 13. ed. Porto, Portugal: Afrontamento, 2002b.
SEBBEN, Andréa. Intercâmbio Cultural: para entender e se apaixonar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2011.
SILVA, Aline Pacheco; BARROS, Carolyne Reis; NOGUEIRA, Maria Luiza Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade. “Conte-me sua história”: reflexões sobre o método de História de Vida. Mosaico: Estudos em Psicologia, v. 1, n. 1, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.