CARTOGRAFIA DOS SABERES E HISTÓRIAS DE VIDA: aproximações metodológicas para a pesquisa com ‘sujeitos entre mundos’, na perspectiva de ‘com-versar’ lugares e sujeitos

Autores

  • Maria Luiza Cardinale Baptista Universidade de Caxias do Sul
  • Jóice dos Santos Bernardo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a11pt

Palavras-chave:

Cartografia dos Saberes; História de Vida; Comunicação; Turismo de Intercâmbio; ‘Sujeito entre mundos’.

Resumo

O texto se propõe a discutir transversalizações da estratégia metodológica Cartografia dos Saberes com a abordagem de História de Vida, na perspectiva de ‘com-versar’ lugares e sujeitos, através de relato parcial de pesquisas em andamento, na Universidade de Caxias do Sul. O objetivo deste artigo é a caracterização e aproximação das duas abordagens metodológicas, refletindo a partir de pesquisa sobre o intercâmbio internacional como experiência ‘entre mundos’. Verifica-se que as duas abordagens, Cartografia dos Saberes e História de Vida, valorizam os sujeitos envolvidos e sua trama subjetiva da pesquisa, bem como reconhecem valor da história, as marcas do tempo e seus entrelaçamentos com os diversos ecossistemas do mundo da vida, para a Ciência Contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Cardinale Baptista, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pós-doutoranda e professora colaboradora da Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (UFAM).

 

Jóice dos Santos Bernardo, Universidade de Caxias do Sul

Mestranda em Turismo e Hospitalidade pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Referências

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Caosmose, desterritorialização e amorosidade na comunicação. Questões Transversais: Revista de epistemologias da comunicação, São Leopoldo, 2014. São Leopoldo - Rio Grande do Sul, v. 2, n. 4, p. 98-105, 2014.

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. “Amar la trama más que el desenlace!”: Reflexões sobre as proposições Trama Ecossistêmica da Ciência, Cartografia dos Saberes e Matrizes Rizomáticas, na pesquisa em Turismo. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 1, p. 41-64, 2020.

BRIOSCHI, Lucila Reis; TRIGO, Maria Helena Bueno. Relatos de vida em ciências sociais: considerações metodológicas. Ciência e Cultura, v. 39, n.7. 119-126, 1987.

DI DONÉ, Patrícia; GASTAL, Susana. Intercâmbio: um Segmento Turístico Cultural, Educacional, Profissional e Humano. Anais do VII Seminário de pesquisa em Turismo de Mercosul, Universidade de Caxias do Sul, 2012. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/intercambio_um_segmento_turistico.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 30.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, Marília Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MATURANA, Humberto R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MACCALI, Nicole; MINGHINI, Luciano; WALGER, Carolina de Souza; ROGLIO; Karina de Déa. História De Vida: uma possibilidade metodológica de pesquisar os aspectos subjetivos no processo de tomada de decisão. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 439-468, 2014.

NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade de; ARAUJO, Adriana Dias Gomide; PIMENTA, Denise Aparecida Oliveira. O método de história de vida: a exigência de um encontro em tempos de aceleração. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 12, n. 2, São João del Rei, p. 466-485, 2017.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Editora Estação Liberdade. São Paulo, 1989.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 13. ed. Porto, Portugal: Afrontamento, 2002b.

SEBBEN, Andréa. Intercâmbio Cultural: para entender e se apaixonar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2011.

SILVA, Aline Pacheco; BARROS, Carolyne Reis; NOGUEIRA, Maria Luiza Magalhães; BARROS, Vanessa Andrade. “Conte-me sua história”: reflexões sobre o método de História de Vida. Mosaico: Estudos em Psicologia, v. 1, n. 1, 2007.

Publicado

2020-08-31

Como Citar

BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale; DOS SANTOS BERNARDO, Jóice. CARTOGRAFIA DOS SABERES E HISTÓRIAS DE VIDA: aproximações metodológicas para a pesquisa com ‘sujeitos entre mundos’, na perspectiva de ‘com-versar’ lugares e sujeitos. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 5, p. a11pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n5a11pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9559. Acesso em: 27 abr. 2024.