Emotional Mechanisms of Tourist Journalistic Narratives
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p271Keywords:
journalism, tourism, psicommunication, narrative, emotionAbstract
This article discusses psicommunication aspects, in the contemporary tourist journalistic narratives, consolidated and expressed in emotional beams that lie and demonstrate the contemporary media inflections. It is a set of theoretical reflections, as from observation of contemporary narratives linked to Tourism, and the deepening of studies of what the author calls Psicommunication based on transdisciplinary theoretical substrates. The text brings out the contrast between the classic text of Journalism, marked by a kind of emotional sterilization, by consolidating apparently objectifying narrative schemes and the careful and intentional composition of emotional beams, as aggregates emotional values that underpin aired productions in various journalistic spaces, including those aimed at Tourism.
Downloads
References
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Quem é o Sujeito da Comunicação? A proposição de sujeito-trama, como campo caosmótico, e suas imbricações complexas, em tempos de internacionalização. In: COLÓQUIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 6º, CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO 38º, 2014, Foz do Iguaçu (PR).
______ Jornalismo amoroso. Quem quer (a)provar? Reflexões sobre a aplicação de práticas pedagógicas amorosas, na formação e no cotidiano do jornalista. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Vol. 1, No 9 (2011). Disponível em: http://www.fnpj.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/view/204.
______. Imagem, Sujeito e Mídia. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2011.
______. Usina de Saberes em Comunicação. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2012.
______. Escrever: Dor e Prazer. A Sobrevivência na Selva Caosmótica da Comunicação. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação, XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre, RS, 2004. Disponível em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18482/1/R1921-4.pdf.
Acesso em: 18 jul. 2010.
______. Escrita e Cumplicidade. In: INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. BH/MG, 2 a 6 set. 2003. Disponível em:
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_temas_baptista.pdf. Acesso em: 17 jul. 2010.
______. O sujeito da escrita e a trama comunicacional: um estudo sobre processos de escrita do jovem adulto, como expressão da trama comunicacional e da subjetividade contemporâneas. 2000. 442 f. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
______. Desterritorialização desejante em Turismo e Comunicação: Narrativas Especulares e de Autopoiese Inscriacional. Projeto de Pesquisa. Caxias do Sul, 2013.
______. O sujeito da escrita e a trama comunicacional. Um estudo sobre os processos de escrita do jovem adulto como expressão da trama comunicacional e da subjetividade contemporânea. 2000. 440. fls. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2000.
______. AFETIV(AÇÕES) DO TEXTO-TRAMA NO JORNALISMO Ensino e produção de textos jornalísticos e científicos, em tempos de caosmose midiática In: FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO, 2013, Ponta Grossa (PR). II Fórum Sul-Brasileiro de Professores de Jornalismo., 2013.
______. Comunicação. Trama de Desejos e Espelhos. Canoas: ULBRA, 1996.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
EHRENZEVEIG, Anton. Psicanálise da Percepção Artística. Uma Introdução à Teoria da Percepção Consciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1999
GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Ético-Estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
____________. Linguagem, consciência e sociedade. In: LANCETTI, Antonio. Saúde Loucura, número 2. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.
______. Revolução Molecular. Pulsações Políticas do Desejo. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
_______; DELEUZE, Gilles. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
_______; ROLNIK, Suely. Cartografias do desejo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975. 2 v.
HAUSER, Arnold. A geração de 1830. In: História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1972.
KRISTEVA, Julia. História da Linguagem. Lisboa: Edições 70, s.d.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: Manole, 2005.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
MEDINA, Cremilda. (org.). Novo Pacto da Ciência. A Crise dos Paradigmas - I Seminário Transdisciplinar. São Paulo, ECA/USP, 1990-1991.
______. O Signo em Processo. XVII Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação, setembro de 1994a, xerox.
______. Entrevista. O Diálogo Possível. São Paulo, Ática, 1986.
______; GREGO, Milton. (orgs.). Novo Pacto da Ciência 3. Saber Plural. O Discurso Fragmentalista da Ciência e a Crise de Paradigmas. São Paulo, ECA/USP/CNPq, 1994b.
______. A arte de tecer o presente. São Paulo: Summus, 2003.
MEYER, Marlise. Folhetim para almanaque ou rocambole, a ilíada de realejo. In Almanaque. Modos Menores de Ficção. n. 14, São Paulo, Brasiliense, 1982.
MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
______. Introdução ao pensamento complexo. São Paulo: Instituto Piaget, 1991.
______. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
______. O método 4. As idéias, habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 1998.
______. O pensamento em ruínas. In: ______. A decadência do futuro e a construção do presente. Florianópolis: UFSC, 1993.
PEÑUELA CANIZAL, Eduardo. Surrealismo: Rupturas Expressivas. 2 ed. São Paulo: Atual, 1987.
PERES, Rodrigo Sanches et. al. . A Esquizoanálise e a Produção da Subjetividade: Considerações Práticas e Teóricas. Psicologia em Estudo. DPI/CCH/UEM. v. 5 n. 1 p. 35-43, 2000.
POURTALES, Alejandro. la neurobiología de las narrativas (o cómo contar historias es crear realidades). AlterCultura. Alter existencia. Disponível em: http://pijamasurf.com/2011/10/la-neurobiologia-de-la-narrativa-o-como-contar-historias-es-crear-realidades/ . Acesso: 16 jun 2013.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.