ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS E CULTURAIS DAS FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO P. A. ZÉ PEREIRA, MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL-TO
Resumo
Esta pesquisa apresenta um diagnóstico da realidade dos assentados do assentamento P. A. Zé Pereira, município de Porto Nacional – TO. O objetivo da pesquisa foi analisar o perfil socioeconômico e cultural dos assentados, entendendo que este enfoque caracteriza a importância dos assentamentos rurais para o município de Porto Nacional. Na pesquisa, utilizou-se como metodologia de estudo a revisão bibliográfica e como instrumentos de coleta a observação e entrevista semiestruturada, que foram aplicados por meio de visitas de campo. Observamos que ainda faltam políticas públicas que beneficiem o camponês melhorando sua qualidade de vida e, em especial, os assentamentos. A instalação e a consolidação dos assentamentos produzem necessidades e reivindicações as quais abrangem a área, a infraestrutura, a educação, a agricultura, a pecuária e outros. As experiências de projetos de Reforma Agrária em Porto Nacional de forma geral tem evidenciado que além da distribuição de terras, é preciso políticas públicas de assistência técnica e crédito rural como incentivo e auxílio aos assentados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).