A ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO ÁGUA SUJA, MUNICIPIOS DE CHAPADA DA NATIVIDADE E NATIVIDADE – TOCANTINS (BRASIL)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a conservação da Cobertura Vegetal frente aos aspectos de Uso e Ocupação na bacia hidrográfica do Ribeirão Água Suja, entre os municípios de Chapada da Natividade e Natividade que estão localizados na região sudeste do estado do Tocantins. Como procedimento metodológico utilizou-se técnicas de Sensoriamento Remoto com uso da imagem do satélite Landsat 8, sensor OLI, bandas espectrais 6, 5 e 4, do mês de junho, ano de 2018. Nesta realizou-se a Correção Atmosférica para posteriormente aplicar-se o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e a Classificação Supervisionada. Como principais resultados pode-se observar a espacialização da cobertura vegetal presente na área de estudo, concentrada principalmente nas margens das drenagens e áreas de encostas. Ainda foi possível a identificação dos conflitos de uso e ocupação como indicativos de degradação da cobertura vegetal e aspectos de sua conservação. De modo geral o uso de sensoriamento remoto demonstrou ser de grande importância para este tipo de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).