Emancipação de municípios no Brasil: uma análise a partir do movimento emancipatório de Taquaralto, área sul de Palmas (TO)
Palavras-chave:
emancipação de municípios, movimento popular de emancipaçãoResumo
Este trabalho aborda a problemática da emancipação de municípios no Brasil, por meio da análise do movimento emancipatório de Taquaralto, área sul de Palmas (TO). Tal análise deu-se a partir da interpretação que os líderes e integrantes desse movimento têm da realidade. Os principais resultados obtidos com a pesquisa foram os seguintes: Taquaralto, que hoje está integrado ao distrito-sede de Palmas, atende às exigências estabelecidas pela legislação estadual para a sua transformação em distrito, além de parte dos requisitos mínimos para a sua emancipação político-administrativa, ou seja, para dar origem, futuramente, a um novo município; o movimento em apreço tem o apoio da população local, apesar dos interesses pessoais de promoção política de parte de seus líderes.brDownloads
Como Citar
Miranda, N. M. de, & Souza, L. B. e. (2012). Emancipação de municípios no Brasil: uma análise a partir do movimento emancipatório de Taquaralto, área sul de Palmas (TO). Revista Interface (Porto Nacional), (04). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/354
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).