Estudo dos impactos do ritmo pluvial no balanço hídrico climatológico para a primavera-verão 2006/2007: a relação entre clima e produtividade de soja em Pedro Afonso – TO
Palavras-chave:
Análise Rítmica, Soja, Climatologia Geográfica, Pedro Afonso-TO.Resumo
O clima é fundamentado pela interação dinâmica de seus elementos, os quais interferem em diversas atividades humanas, como por exemplo, a agricultura. Ainda são escassos os estudos que relacionem a influência do clima, em especial da chuva, sobre a cultura de soja no Tocantins. Ao comparar os dados de produtividade de soja no município de Pedro Afonso-TO, verifica-se que houve queda de produtividade durante o ano agrícola 2006/2007, estando esse fato intrinsicamente relacionado ao ritmo pluvial. Compararam-se as informações das médias climáticas com os dados reais do período de estudo, buscando compreender nas escalas mensal e, principalmente, diária, a sucessão dos tipos de tempo e a dinâmica atmosférica na gênese pluvial, juntamente com seus desdobramentos no Balanço Hídrico do solo. Os resultados obtidos demonstram que os meses de Novembro, Janeiro e Março tiveram totais pluviométricos muito abaixo das médias históricas. Por meio da técnica de Análise Rítmica foi possível constatar que a baixa pluviosidade, aliada às altas temperaturas desses meses, ocasionaram deficiência hídrica no solo em momentos cruciais do desenvolvimento fenológico da soja, mais especificamente na germinação, enchimento dos grãos e, sobretudo, no período de floração. Estes fatos propiciaram stress hídrico nas plantas, impactando negativamente sua produtividade em Pedro Afonso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).