O COOPERATIVISMO LEITEIRO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: ANÁLISE COMPARATIVA DOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO NOS MUNICÍPIOS DE PIRACANJUBA E BELA VISTA DE GOIÁS ENTRE 2000 A 2015
Resumo
Piracanjuba e Bela Vista de Goiás, localizados no centro sul do estado de Goiás, são municípios que destacam-se pela produção leiteira e de grãos. O objetivo do estudo é verificar se a instalação de um laticínio, formado por uma cooperativa, seria determinante para induzir crescimento e desenvolvimento do município de Piracanjuba. Para o cumprimento do objetivo que é a resposta a essa condicionante, lançou-se mão de um estudo comparativo levando-se em consideração os dados socioeconômicos do município de Bela Vista de Goiás, que têm características parecidas, são vizinhos, porém com um diferencial que tornou o estudo em destaque, qual seja a existência de uma grande indústria convencional de lácteos, capaz de processar todo o leite produzido na região. O estudo foi instrumentado por pesquisa bibliográfica, documental, de nível exploratório e análise de dados. O estudo nos permitiu concluir que a industrialização experimentada pelo município de Bela Vista de Goiás, não foi capaz de traduzir-se em desenvolvimento, mas tão somente em crescimento econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).