Dez anos de Pesquisa Acadêmica em Educação Geográfica no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba – 2007-2017
Resumo
Este trabalho apresenta parte da pesquisa realizada com as 39 dissertações de mestrado na linha de Educação Geográfica, defendidas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba de 2007 até 2017. Para esse estudo optamos pela pesquisa bibliográfica e documental qualitativa, as quais as investigações podem enfatizar o passado próximo ou remoto, em que se registram e narram fatos ou circunstâncias e as articulações entre eles, buscando explicações para os mesmos, podendo se referir a um indivíduo, um grupo, um movimento, uma ideia ou uma instituição. O estudo apresenta os seguintes objetivos: conhecer a trajetória da pesquisa realizada no PPGG/UFPB; destacar as temáticas das pesquisas; as áreas de abrangência geográfica dos estudos e as modalidades de ensino estudadas. Para os estudos das temáticas, realizou-se um recorte transversal dos trabalhos como uma alternativa de classificação, considerando os temas e suas articulações. Para esta apresentação definimos duas colunas, vertical e horizontal. Evidente que essa organização reflete o meu olhar sobre as pesquisas. Assim, na coluna horizontal, definimos três temas gerais: A - Livros e materiais didáticos, B - Currículo e políticas educacionais; e C - Práticas docentes e educativas; na coluna vertical, cinco temas, como: 1 - História da Educação e da Geografia Escolar; 2 - Conceitos e temas para o ensino, 3 - Linguagens cartografia escolar e geotecnologias, 4 - Metodologias para o ensino, avaliação e formação de professores, 5 - Inclusão-exclusão: étnico-raciais/gênero/trabalho. Este estudo nos permitiu conhecer o movimento e a trajetória da pesquisa em Educação Geográfica, possibilitando reflexões sobre suas tendências, permitindo traçar futuras políticas para o PPGG/UFPB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).