A questão das inundações em Palmas (TO), segundo a percepção de moradores e usuários: contribuição ao processo preventivo por meio da educação ambiental
Palavras-chave:
Inundações, percepção ambiental, planejamento urbano.Resumo
Resumo: O intenso crescimento urbano brasileiro tem agravado diversos problemas socioambientais nas cidades, sobretudo a partir de meados do século XX. As inundações urbanas são problemas que vêm crescendo em muitas cidades brasileiras, causando transtornos, prejuízos e até mesmo a perda de vidas humanas. O presente trabalho busca abordar a questão dos eventos de inundação urbana segundo a percepção de moradores e usuários do espaço urbano da cidade de Palmas (TO). Busca identificar os principais pontos de ocorrência desses eventos e discutir as principais causas, revelando aspectos do planejamento urbano e suas vulnerabilidades. O estudo foi realizado a partir de entrevistas dirigidas, para entender a percepção da comunidade local, visando contribuir com o processo preventivo por meio da Educação Ambiental. Ficou clara a deficiência estrutural no tocante ao desenvolvimento urbano. Embora a comunidade tenha se apresentado inteirada dos problemas, há ainda uma nítida omissão de culpa por parte da população.Downloads
Como Citar
Lopes, R. C., & Souza, L. B. e. (2012). A questão das inundações em Palmas (TO), segundo a percepção de moradores e usuários: contribuição ao processo preventivo por meio da educação ambiental. Revista Interface (Porto Nacional), (05). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/369
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).