Geoprocessamento aplicado ao estudo de risco de incêndio florestal na Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado – Tocantins
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a questão do risco de incêndio florestal potencial e emergente da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, a qual compreende parcialmente os municípios de Lajeado, Aparecida do Rio Negro, Tocantínia e Palmas, capital do estado do Tocantins. Destaca-se também por servir de zona de amortecimento do Parque Estadual do Lajeado, área de conservação e preservação da fauna, flora e das nascentes dos principais rios que abastecem a cidade de Palmas. Unidade esta, que tem sofrido vários impactos ambientais decorrentes das atividades antrópicas, como agropecuária e urbanização. Na metodologia, utilizou-se como ferramenta o Geoprocessamento para integração de dados temáticos de declividade, hipsometria, orientação das vertentes, temperatura de superfície terrestre, uso do solo e proximidade das rodovias estaduais, que cruzam a área. Deste modo, foi possível elaborar os mapas de risco de incêndio florestal potencial e emergente. Destacam-se nos resultados o risco de incêndio florestal, Médio, Alto e Extremamente Alto, abrangem cerca de 54% da APA Serra do Lajeado e os riscos mais extremos, Alto e Extremamente Alto, compreendem cerca 25% da área de estudo. Desta maneira percebe-se a necessidade do envolvimento dos atores que utilizam a presente Unidade de Conservação da Natureza, direta e indiretamente, no sentido de realizar ações preventivas à ocorrência de incêndios florestais e de uso adequado da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).