PERCEPÇÃO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DA GESTÃO E EM PRÁTICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE POR SERVIDORES DA REGIÃO DE SAÚDE TOPAMA
Resumo
A Vigilância em Saúde é guiada pelos processos de controle de doenças e riscos epidemiológicos de determinado território. Utiliza-se de estratégias de organização de políticas e ações com enfoque na situação de saúde das populações. Por ser uma prática complexa e contínua, os municípios com menor capacidade de articulação enfrentam dificuldades de organização e de qualidade da atenção em saúde. Analisar a percepção de gestores e profissionais de saúde, quanto a qualidade nos processos da gestão e prática de VS em municípios da Região TOPAMA, de acordo com o tamanho populacional. Estudo quantitativo com gestores e profissionais de saúde de 30 municípios da Região TOPAMA que apresentam baixo desempenho no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. Os dados foram coletados por meio de questionário online. Aplicou-se um instrumento com escala valorativa sobre organização da Vigilância em Saúde, gestão de trabalho, participação e controle social, apoio institucional, educação permanente em saúde, monitoramento e avaliação e estrutura da atenção à saúde. Os municípios estudados foram estratificados de acordo com o tamanho populacional. Realizou-se análises descritivas, ANOVA com teste post-hoc de Tukey. Verificou-se que municípios com população ≤ 5.000 habitantes tiveram menores médias para as subdimensões: Apoio Institucional (p=0,037), Educação Permanente (p=0,015), Monitoramento e Avaliação (p=0,017), Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos (p=0,028), e Infraestrutura e Equipamentos (p=0,010). Constatou-se que o contexto populacional de municípios revela obstáculos na gestão e práticas em saúde, pois identificou-se que os servidores de saúde possuem percepção sobre as fragilidades das ações que enfraquecem a regionalização e a qualidade da saúde. No entanto, os pontos avaliados possibilitam intervenções que fortalecem a qualidade dos serviços de saúde na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).