Clubes de futebol: lugares e territórios possíveis
Palavras-chave:
Lugar. Território. Cultura. FutebolResumo
Este artigo buscou discutir o conceito de lugar e território – tão caros à Geografia – através dos Clubes de futebol. Muitas vezes negligenciado pela ciência geográfica, o futebol enquanto fenômeno social permite análises relevantes sobre a cultura e identidade de variadas comunidades. As relações entre a fundação dos Clubes e sua ligação íntima com seus lugares de origem, bem como as relações que se processam entre eles e seus torcedores, podem ser amplamente discutidas pela Geografia, na perspectiva das categorias lugar e território.
Referências
AGOSTINO, Gilberto. Vencer ou morrer: futebol, geopolítica e identidade nacional. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ARCHETTI, Eduardo P. El potrero y el pibe: territorio y pertenencia en el imaginario del fútbol argentino.Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 14, n. 30, jul./dez. 2008.
FRANCO Jr., Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FONSECA, Venilson L. B. Lugares e territórios na cultura do futebol brasileiro. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole. Tese (Livre-docência) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
SITES ACESSADOS
<http://globoesporte.globo.com/futebol/eurozona/platb/2013/06/05/athletic-bilbao-iribar-e-a-tradicao-no-futebol/>. Acesso em: 06 jun. 2013.
<http://wap.noticias.uol.com.br/midiaglobal/derspiegel/2008/04/12/como-um-time-de-futebol-basco-esta-resistindo-a-globalizacao.htm>. Acesso em: 12 abr. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).