O percurso das humanidades no Instituto Federal do Paraná (IFPR): o diálogo entre os campos da Geografia e História em uma licenciatura de Ciências Sociais

Autores

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Maria Lucia Buher Machado Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Palavras-chave:

Historia, Geografia, Formação, Ciências sociais

Resumo

O propósito do artigo é uma reflexão sobre as contribuições da Geografia e da História na formação de professores em Ciências Sociais. Em um primeiro momento trazemos os fundamentos legais da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2008. Posteriormente a narrativa tem como base a nossa experiência a partir da constituição/criação do curso de licenciatura em Ciências Sociais: habilitação em Sociologia, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), bem como a organização curricular com base no perfil do corpo docente inicial do campus Paranaguá. Por fim, apontamos a potencialidade e os limites do diálogo entre os componentes curriculares da área de Ciências Humanas na licenciatura, com ênfase na execução do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, no mesmo curso.

Biografia do Autor

Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduado em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFI/UNESPAR) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professor e coordenador do curso de Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Maria Lucia Buher Machado, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Ciências Sociais do IFPR. Foi coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2012 até 2015.

Referências

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.

FLORIANI, D. Las ciencias sociales en América Latina: lo permanente y transitorio, preguntas y desafíos de ayer y hoy. Polis, Revista Latinoamericana. Disponível em: https://polis.revues.org/11149?lang=pt. Consultado em 22/03/2015.

GATTI, B. Educação, escola e formação de professores: Políticas e Impasses. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 51-67, out./dez. Editora UFPR, 2013.

GIDDENS, A.Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HAESBAERT, R. Des-caminhos e perspectivas do território. (in) Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. (orgs) Alexandre Domingues Ribas, Eliseu SavérioSpósito, Marcos Aurélio Saquet. Francisco Beltrão, UNIOESTE, 2004.

IANNI, Octávio. Teorias da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

LIMA, Fernanda B.G. A formação de professoresnos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Um Estudo da Concepção Política. Natal: IFRN, 2014.

MACHADO, Lucília R. S. Educação e divisão social do trabalho: contribuição para o estudo do ensino técnico industrial brasileiro. São Paulo: Cortez, 1998.

OTRANTO, C. R. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs.Revista RETTA (PPGEA/UFRRJ),Ano I, nº1, jan-jun.2010.

PANSARDI, Marcos: Um estranho no ninho: A formação de professores de Sociologia nos Institutos Federais. In: Inter-Legere. s/v, n. 13, p. 235-249, 2013.

SOUZA, Liliane Bordignon de.Reforma e expansão da educação profissional técnica de nível médio nos anos 2000. Dissertação de Mestrado (Faculdade de Educação). Campinas: UNICAMP, 2013.

Downloads

Publicado

2016-06-03

Como Citar

Haliski, A. M., & Machado, M. L. B. (2016). O percurso das humanidades no Instituto Federal do Paraná (IFPR): o diálogo entre os campos da Geografia e História em uma licenciatura de Ciências Sociais. Revista Interface (Porto Nacional), 11(11). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2140