Reflexos de um passado recente: elementos de um rural em transformação no território do Contestado.

Autores

  • Antonio Marcio Haliski Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá
  • Alfio Brandenburg Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palavras-chave:

continuidades, modificações, uso da terra.

Resumo

RESUMO: O artigo tem como propósito mostrar alguns elementos presentes no espaço rural dos municípios de União da Vitória/PR e Porto União/SC que são, em nossa análise, reveladores de um rural que apresenta continuidades e modificações no que se refere o uso da terra/recursos naturais. Para tanto, parte-se de uma breve apresentação da área de estudo até chegarmos a alguns elementos presentes na atualidade. Esse rural é um espaço de disputas, resistências, modificações e de vida.

Biografia do Autor

Antonio Marcio Haliski, Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá

Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória/PR (Fafi-Unespar) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atualmente realiza estágio pós-doutoral. Professor do Curso de Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá.  

Alfio Brandenburg, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR.

Referências

GASPARI, L. T. Imagens femininas nas “Gêmeas do Iguaçu” nos anos 40 e 50. União da Vitória: Kaygangue, 2005.

HALISKI, A. M. Formação e atualidade histórica de um grupo de agricultores entre Santa Catarina e Paraná: disputas sobre os usos de natureza e ambiente. Tese de Doutorado em Sociologia (UFPR), 2013.

HALISKI, A, M; BRANDENBURG, A. Da constituição à reprodução de uma “certa” condição camponesa: um estudo de caso a partir dos usos dos recursos naturais. In: 39º Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS, Caxambu/MG, 2015.

MACHADO, P. P. Lideranças do Contestado: a formação e a atuação das chefias caboclas (1912-1916). São Paulo: Ed. Da UNICAMP, 2004.

MOCELIN, R. Os guerrilheiros do Contestado. São Paulo: Ed. do Brasil, 1989.

QUEIROZ. M. I. Pereira de. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: Editora Dominus: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

RIESENBERG, A. A instalação humana no vale do Iguaçu. Coleção Vale do Iguaçu da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória-PR, 1973.

RENK, A. A luta da erva: um ofício étnico da nação brasileira. Chapecó: Argos, 2006.

SANTOS, S. C. dos. A modernidade chega pelo trem. In: Santa Catarina no século XX: ensaios e memória fotográfica. Florianópolis: Ed. da UFSC: FCC edições, 2000.

TONON, E. Os monges do Contestado: permanências históricas de longa duração das predições e rituais no imaginário coletivo. Tese (Doutorado em História, Universidade Federal Fluminense),2008.

WANDERLEY, M de Nazareht B. O mundo rural como espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

Haliski, A. M., & Brandenburg, A. (2016). Reflexos de um passado recente: elementos de um rural em transformação no território do Contestado. Revista Interface (Porto Nacional), (09). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/1915