O trabalho e as desmesuras do consumismo: do sujeito invocado ao sujeito invocante

Auteurs-es

Mots-clés :

Trabalho, sujeito, psicodinâmica do trabalho, consumo,

Résumé

Este primeiro número da Revista Trabalho (EnCena) marca o início de um percurso pelos surpreendentes caminhos do inesperado. O trabalho como categoria ontológica do ser assume nesse espaço de debate uma posição de comando. A proposta de discutir o trabalho, o trabalhar, o trabalhador na perspectiva crítica e clínica é uma aposta na pluralidade de temas, abordagens, métodos e práticas, e constitui, sobretudo, a concretização de um ambiente acadêmico-científico para se pensar e ser sujeito de produção do saber - o mais genuíno dos trabalhos – que se torna possível no vazio do confronto com o real. 

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Magnólia Mendes, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações - PSTO. Estágio Sênior no Freudian-Lacanian Institute Après-Coup Psychoanalytic Association em parceria com a School of Visual Arts, New York (EUA). Estágio Pós-Doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris. Doutorado em Psicologia pela UnB e sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra, mestrado e graduação em Psicologia. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho - LPCT/UnB. Pesquisadora do CNPq desde 1996. Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP.

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Universitário de Palmas, no Curso de Administração e no Programa de Pos Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM). Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve - Bélgica. Mestre em Educação (área de Educação e Trabalho) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Saúde Mental pela FIOCRUZ. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí, graduação em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí. Membro do NESol/ITCP/UFT. Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho - LPCT/UnB. No CNPQ é líder do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT) e também membro do Grupo de Pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB). Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP. 

Références

Não há

Téléchargements

Publié-e

2016-11-01

Comment citer

Mendes, A. M., & Ghizoni, L. D. (2016). O trabalho e as desmesuras do consumismo: do sujeito invocado ao sujeito invocante. Trabalho (En)Cena, 1(1), 2–14. Consulté à l’adresse https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2885

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>