Atividade acadêmica enquanto trabalho: vivências de “prazer-sofrimento” em universitários

Autores

  • Liliam Deisy Ghizoni Universidade Federal do Tocantins
  • Janaína Vilares da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Marcos Jhones Gomes dos Santos Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e024004

Palavras-chave:

Universitários, Trabalho, Prazer, Sofrimento

Resumo

O presente estudo buscou identificar os fatores que contribuem para os processos de prazer-sofrimento de universitários em uma universidade federal do norte do país, que cursaram em 2019/2 a disciplina “Prazer-Sofrimento na Universidade”. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e natureza descritiva. Foi aplicado um questionário disponibilizado via Google Forms, compartilhado no grupo de WhatsApp da turma, no qual foram consideradas válidas as respostas de 26 participantes ao se aplicar critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram analisados com o auxílio do Excel e utilizando como abordagem teórica a Psicodinâmica do Trabalho. Como resultado, foi identificado que a maior parte dos universitários se sentem sobrecarregados, principalmente com o Trabalho de Conclusão de Curso, o número de disciplinas, a alta carga horária e a desorganização de professores. Todavia, também foram apresentadas fontes de prazer, como a convivência com os amigos, o próprio ato de estudar, as relações interpessoais com os colegas e com os professores. Conclui-se que as vivências de prazer-sofrimento dos universitários são indissociáveis da organização do trabalho experienciada na Universidade.

Biografia do Autor

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Mestrado em Educação, Psicóloga, Professora Pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins até 2024. Atualmente é Professora no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo no CNPQ “Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão”.

E-mail: ldghizoni@gmail.com.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-1254-7455.

Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Departamento de Psicologia, Trindade, Florianópolis - SC, 88040-970

Janaína Vilares da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda no Programa de Psicologia da UFSC, Mestre em Comunicação e Sociedade, Psicóloga na Universidade Federal do Tocantins. Pesquisadora do Grupo no CNPQ “Trabalho e Emancipação: Coletivo de Pesquisa e Extensão”. E-mail: vilaresjana@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7589-1886.

Marcos Jhones Gomes dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Administrador, formado pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail: marcosjhonesadm@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0009-0002-5213-5356.

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2024-04-13

Como Citar

Ghizoni, L. D., Silva, J. V. da, & Santos, M. J. G. dos. (2024). Atividade acadêmica enquanto trabalho: vivências de “prazer-sofrimento” em universitários. Trabalho (En)Cena, 9(Contínuo), e024004. https://doi.org/10.20873/2526-1487e024004

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