Clínica Psicodinâmica do Trabalho com Gestores de uma Unidade de Taquigrafia Parlamentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V2N1117

Resumo

Resumo

É apresentada uma prática em clínica Psicodinâmica do Trabalho com gestores da área de taquigrafia de uma organização pública. Foram analisadas a organização do trabalho, a mobilização subjetiva, o sofrimento, as defesas e as patologias. Foram feitas nove sessões coletivas com oito gerentes. Concluiu-se que os participantes estão submetidos a uma organização do trabalho focada na produtividade e na excelência da prestação dos serviços. Não há espaço para a subversão do trabalho prescrito e flexibilidade no modo de conduzir as tarefas. Há espaço de negociação para solucionar os problemas advindos do trabalho real, permitindo que o gerente coloque a criatividade e a subjetividade para lidar com o prescrito. A possibilidade de enfrentar os constrangimentos do trabalho dá espaço às vivências de prazer, que são intensificadas pelo reconhecimento no trabalho.

Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho; Gerente; Taquigrafia; Excelência na Gestão.

Biografia do Autor

Emílio Peres Facas, Universidade de Brasília - UnB

Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB) e em Psicologia da Faculdade de Educação (UFG). Psicólogo, Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília com período sanduíche em Université Catholique de Louvain. Coordenador do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho - LPCT/UnB.

Héden Cardoso Rodrigues Fischer, Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB

Psicóloga no Projeto Práticas em Clínica do Trabalho do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos do Instituto de Psicologia da UnB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Práticas em Clínica, Saúde e Trabalho - GEPSAT. Membro do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB (convidado). Atendimento em Clínica do Trabalho (Consultório de Psicologia). Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB. Especialista em Psicodinâmica do Trabalho pela UnB.

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Universitário de Palmas, no Curso de Administração e no Programa de Pos Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM). Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve - Bélgica. Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho - LPCT/UnB. No CNPQ é líder do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT) e também membro do Grupo de Pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB). Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP.

Downloads

Publicado

2017-09-27

Como Citar

Facas, E. P., Fischer, H. C. R., & Ghizoni, L. D. (2017). Clínica Psicodinâmica do Trabalho com Gestores de uma Unidade de Taquigrafia Parlamentar. Trabalho (En)Cena, 2(1), 117–131. https://doi.org/10.20873/2526-1487V2N1117

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>