“Ou tu é zero ou tu é dez”, entre o sofrimento e o prazer: o caso dos gestores intermediários de um banco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P154

Resumo

Este artigo tem por objetivo pesquisar a dinâmica prazer-sofrimento no trabalho bancário de ocupantes de cargo de gestão intermediária, em um banco estatal, em diversas agências localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Nele apresentamos o resultado parcial de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento entrevistas semiestruturadas e analisadas à luz da Psicodinâmica do Trabalho. Dos achados encontrados, nossos estudos apontaram fatores relacionados a vivências de prazer, vivências de sofrimento, assim como os identificados ora como fontes de sofrimento, ora como de prazer.

Palavras-chave: Psicodinâmica do Trabalho. Prazer e Sofrimento. Bancários. Gestores Intermediários.

Biografia do Autor

Elisangela Carpenedo De Mattos, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e doutoranda de Psicologia Social e Institucional na UFRGS. Graduada em Psicologia pela Faculdade da Serra Gaucha (2013). Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho.

Álvaro Roberto Crespo Merlo, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico do Trabalho, Especialista em Saúde Pública pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 1979, Doutor em Sociologia pela Université Paris VII (Denis Diderot) em 1996. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e na área da Medicina, com ênfase em Medicina do Trabalho. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFRGS.

Jaqueline Perozzo Andreazza, CAPPES Clínica de Atendimento Psicanalítico/Psiquiátrico e Estudos

Graduação em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (1990). Especialista em Administração de Recursos Humanos (UCS). Curso de Aperfeiçoamento em Human Resources Management (Broward Community College - USA). Mestre em Psicologia Social e Institucional da UFRGS (2006 - 2008). Psicóloga Clínica, Consultora em Gestão de Pessoas. Psicanalista.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Como Citar

De Mattos, E. C., Crespo Merlo, Álvaro R., & Andreazza, J. P. (2019). “Ou tu é zero ou tu é dez”, entre o sofrimento e o prazer: o caso dos gestores intermediários de um banco. Trabalho (En)Cena, 4(1), 154–175. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N1P154

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)