USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM NA ERA DA EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0 - vol. 1

Autores

  • Leandro Guimaraes Garcia
  • Elaine Jesus Alves
  • Alvino Moser
  • Luís Fernando Lopes
  • Armando Kolbe Jr
  • Marilene Santana dos Santos Garcia
  • Jeremias Fontinele da Silva
  • Ladislau Ribeiro do Nascimento
  • Joyce Duailibe Laignier Barbosa Santos
  • Anderson Fernando Barroso Vieira
  • Daniela Karine Ramos
  • Dêmis Carlos Fonseca Gomes
  • Erick Henrique Silva Góes
  • Mateus Ferreira da Silva
  • Wellyngton Teixeira
  • Tatiana Costa Martins
  • José Lauro Martins
  • Lisiane Costa Claro
  • Domingos Pereira da Silva
  • João Mattar
  • Wanderlucy Czeszak
  • José Gerley Díaz Castro
  • Marcos Antonio Silva

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Teorias da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Ensino

Resumo

No primeiro volume discutimos as bases teóricas necessárias para o uso adequado das tecnologias digitais de informação e comunicação, como suporte ao processo de aprendizagem. Nele, procuramos dar o embasamento teórico ao uso dessas tecnologias por professores, e nortear quais competências os aprendentes deveriam ter adquirido ao finalizar seu ciclo fundamental e médio. Também procuramos desmistificar a visão corrente de que design instrucional sirva apenas para cursos de treinamento. Nossa crença é de que, sem a prática do design instrucional, seja impossível o planejamento inter ou transdisciplinar e a aprendizagem híbrida.

Referências

ALVES, E. J. Formação de professores, Literacia Digital e Inclusão Sociodigital: Estudo de caso em curso a distância da Universidade Federal do Tocantins. (Tese de doutorado). Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2017.

BASTOS, M. H. Do quadro-negro à lousa digital: A história de um dispositivo escolar. Cadernos de História da Educação, 4, ( jan./dez.) 2005, pp.133-141.

BENNETT, S., MATON, K., & KERVIN, L. (2008). The ‘digital natives’ debate: A critical review of the evidence. British Journal of Educational Technology, 39, pp. 775–786.

BROWN, C., & L. Czerniewicz. Debunking the ‘digital native’: beyond digital apartheid, towards digital democracy. Journal of Computer Assisted Learning, 26, 357–369, 2010. Disponível: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2729.2010.00369.x/abstract. Acesso em 21 out. 2016.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COMBES, B. Digital natives or digital refugees? Why we have failed Gen Y? In: 38th Annual conference of the International Association of School Librarianship: Preparing students for the future, Padua, Italy, 2–4 September, 2009.

CHANDLER, D; MERRIS, G.‘Gender-Differentiated Production Features in Toy Commercials’, Journal of Broadcasting and Electronic Media, 44(3): 503–20, 2000.

COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: M. E. Almeida, P. Dias, & B. Silva, O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. São Paulo: Loyola, pp. 47-72, 2013.

DEMO, P. Tecnofilia & Tecnofobia. In: Boletim Técnico do SENAC: a revista da educação profissional. Senac Departamento Nacional. v.35, n.1. jan./abr. 2009, p.5-17.

FISCHER, S. A História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

GATES, B. The Road Ahead. Nova Iorque: Penguin Books, 1995.

GONZALEZ, C. The Role of Blended Learning in the World of Technology. Fonte: https://www.unt.edu/benchmarks/archives/2004/september04/eis.htm.

KAY, A. A Personal Computer for Children of All Ages. ACM National Conference, 1972.

KOLB, L. Toys to Tools: Connecting Student Cell Phones to Education. Oregon: International Society for Technology in Education (ISTE), 2008.

LAGE, M. O., & DIAS, A. M. Literacia Informacional e mediática no mundo digital e em contexto de ensino profissional: novo mito ou plano necessário de acção. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa, pp. 1-9, 2012.

LÉVY, P. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. Revista FAMECOS, 9, pp. 37-49, 1998.

_________. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MASUDA, Y. Computopia. In: T. Forester, The information technology revolution. 1985. Oxford: Basil Blackwell, 1985.

MARTINS, W. A palavra escrita. São Paulo: Ática, 1996.

MCLUHAN, M. Le Galaxie Gutenberg. Paris: Seuil, 1977.

MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. In: P. Dias, & A. J. Osório (Ed.), Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges, 2009, (pp. 50-78).

NEGROPONTE, N. A vida digital. Tradução: Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1993.

PERELMAN, L. A escola está fora. Uma nova fórmula radical para a revitalização de
Sistema educacional da América. Nova Iorque: Avon Book, 1992.

POSTMAN, N. Divertise hasta morir. O discurso público en la era del "show business". Barcelona: Tempestad, 2012.

PRENSKY, M. Digital Game-Based Learning. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2001.

RODRIGUES, A. M. Por uma filosofia da tecnologia. In: M. P. (org). Educação Tecnológica: Desafios e perspectivas. São Paulo : Cortez, 1999, (pp. 19-44).

SANTANA, B. Introducing the Technophobia/Technophilia Debate: Some Comments on the Information Age. UCLA Department of Education, 1997.

SFEZ, L. A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

SILVA, B. D. Questionar os fundamentalismos tecnológicos: Tecnofobia versus Tecnolatria. In Paulo Dias e Varela Freitas (ed.). Actas do I Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Desafios’99. Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 73-89, 1999.

SILVA, B. D. A tecnologia é uma estratégia. Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Nonio, 2001, pp. 839-859.

STOLL, C. Silicon Snake Oil: Second Thoughts na Information Highway. Nova York: Anchor Books, 1995.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

Garcia, L. G., Jesus Alves, E., Moser, . A. ., Fernando Lopes, L., Kolbe Jr, A., Santana dos Santos Garcia, M. ., … Antonio Silva, M. (2021). USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM NA ERA DA EDUCAÇÃO E INDÚSTRIA 4.0 - vol. 1. Portal De Livros Da Editora, 1(4), 290. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/12022

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)