COMUNICAÇÃO E JORNALISMO: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar. Vol. 2: Construir caminhos
Palavras-chave:
metodologias, formação, ensino, comunicação, jornalismoResumo
O livro Comunicação e Jornalismo: metodologias para se pensar a docência, o ensinar e o pesquisar (Vol. II: Construir caminhos) é um constructo teórico reflexivo em 9 (nove) Capítulos, os quais abordam uma variedade de temas sobre os desafios da docência frente às novas tecnologias voltadas à educação do ensino do jornalismo. Na perspectiva da educação jornalística e tecnologia, o livro é uma coletânea de artigos científicos, com temas que abordam, por exemplo, desde os desafios do ensino teórico do jornalismo, o uso da gamificação com técnicas jornalísticas, tecnologia mobile e jornalismo até a integração dessas tecnologias digitais e o jornalismo. Sendo assim, todos os artigos demonstram claramente a importância de um fazer jornalístico inovador na educação utilizando as temáticas jornalísticas com enfoque na aplicação das novas tecnologias como uma forma criativa de metodologia, a partir da interpretação da realidade que é inerente ao ensino.
Referências
ALVES, M. J. A.; SANTOS, F. M. R. EUFONIA: RADIOJORNALISMO EDUCATIVO NO SEMIÁRIDO. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 63-80, 1 jul. 2019.
BERTI, O. M. DE C. EXTENSÃO E QUESTÕES COMUNICACIONAIS SOCIAIS: o caso do curso de Fotografia, Feminismo e Mulheres Diversas da Universidade Estadual do Piauí. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 258-279, 1 jul. 2019.
BORDENAVE, J. D., PEREIRA, A. M. Estratégia de ensino-aprendizagem. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.
CARVALHO, A. L. P. DE. OS FAZERES JORNALÍSTICO-CULTURAIS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ‘PARAÍBA CRIATIVA’. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 102-126, 1 jul. 2019.
FABBRI JÚNIOR, D.; ORMANEZE, F. EXTENSÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA EM JORNALISMO: A experiência do curso “Gênero, discurso e mídia”. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 237-257, 1 jul. 2019.
FABBRI JÚNIOR, D.; ORMANEZE, F.; DEUS, S. DE; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. EXTENSÃO EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO: diálogos por e entre saberes. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 27-38, 1 jul. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
GALLERT, A. Z., MANSANERA,C. Q., PÔRTO JR, G; SILVA, R. B. Oficinas pedagógicas em educação de jovens e adultos: metodologias. Palmas, TO: Secretaria de Educação do Estado do Tocantins/Diretoria da Diversidade, 2006.
GAPY, L.; ROVIDA, M.; MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. DA. COMUNICALAB: uma ponte entre Sorocaba e as pesquisas em Comunicação da Uniso. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 166-196, 1 jul. 2019.
GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 157-164.
HAMELINE, D.; DARDELINE, M-J. La liberté d’apprendre: situation II. Paris: Les editions Ouvriéres,1977.
HENGEMÜHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano, 2003.
MARCOS, P. S. M. P. MESTRES DA REPORTAGEM: o livro que virou série em favor de estudantes e da sociedade. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 223-236, 1 jul. 2019.
SILVA, A. M.; RIOS, A. PROJETO RONDON: a experiência da UCB na cobertura jornalística. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 148-165, 1 jul. 2019.
SILVA, F. F. DA; ARAÚJO, A. F. N.; ROCHA, E. DE C. PROJETO REPÓRTER JUNINO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AMBIÊNCIA DIGITAL: novos formatos, linguagens e saberes em rede. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 81-101, 1 jul. 2019.
ZUCULOTO, V.; BETTI, J. G.; CLASEN, B. H.; AGUIAR, G. G. DE. A RÁDIO PONTO UFSC NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS: uma experiência de extensão articulada com ensino e pesquisa. Revista Observatório , v. 5, n. 4, p. 39-62, 1 jul. 2019.