A REPRODUÇÃO DO CAPITAL CULTURAL DA BRANQUITUDE NO CAPITALISMO DEPENDENTE:

INFERÊNCIAS SOBRE A PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/REPROCEL

Palavras-chave:

Lei nº 15.100/2025, PIBID, Interseccionalidade, Reprodução, Dominação racial

Resumo

Este artigo se debruçou sobre a Lei nº 15.100/2025 e sobre seu impacto nas escolas, considerando a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para verificar sua aplicação e seus desafios. A pesquisa de campo ocorreu entre fevereiro e março de 2025 e foi realizada em duas escolas de regiões administrativas distintas do Distrito Federal: Ceilândia e São Sebastião. Estivemos pautados na interseccionalidade como prática crítica. Como aporte metodológico, fizemos análise documental e pesquisa de campo. Utilizamos o conceito de capital cultural, que se mostrou insuficiente para compreensão da educação brasileira. Por isso, recorremos aos estudos das relações étnico-raciais, importantes no contexto escolar e na sociedade em geral, a partir das obras de Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Clóvis Moura e Oracy Nogueira. Depreendeu-se que a lei atua, em partes, para a reprodução da dominação racial e de classe nas escolas.

Biografia do Autor

Francilazaro Santos Duarte, Universidade de Brasília

Graduando em História pela Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949313301667161. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-8781-2024. E-mail: francilazarosantosduarte@gmail.com

Lorenzo dos Santos Konageski, Universidade de Brasília

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) – Campus Darcy Ribeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5641611474604241. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7190-2982. E-mail: lorenzosk03@gmail.com

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Santos Duarte, F., & dos Santos Konageski, L. (2025). A REPRODUÇÃO DO CAPITAL CULTURAL DA BRANQUITUDE NO CAPITALISMO DEPENDENTE: : INFERÊNCIAS SOBRE A PROIBIÇÃO DO USO DE CELULARES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 87–118. https://doi.org/10.20873/REPROCEL